Não há nada mais desagradável do que perder os documentos durante a tão sonhada viagem de férias. Por isso mesmo você precisa ter muito cuidado com eles durante a viagem, já que perder qualquer documento original é sinônimo de muita dor de cabeça.

Antes de sair de viagem verifique a data de validade do passaporte e do visto, para ver se não há problemas para entrar no país que você vai visitar. Fique alerta, já que a data de validade do visto nada tem a ver com a data de validade do passaporte; cuidado para não perder a viagem por causa disso.

Antes de sair, prepare uma cópia dos documentos que vai levar, os principais documentos que requerem uma cópia são o passaporte, os traveller checks, cartão de crédito, confirmação da reserva do hotel e qualquer outro documento que prove o motivo da sua ida ao país (caso você não vá somente à passeio).

Caso viaje com filhos menores de idade, leve a certidão e uma cópia da mesma, já que é comum o documento ser pedido. Ande sempre com a copia e deixe o original muito bem guardado numa bolsa de mão, ou em uma pochete que você deverá levar junto ao corpo.

Atenção: Nunca coloque documentos na mala que vai longe de você.

Caso saia para passeios longos, deixe todos os documentos no cofre hotel e leve só o passaporte. Deixe todo o resto bem guardado, já que você não irá precisar. Levar muitos documentos pode ser perigoso, já que não é raro algum deles se perderem e você ter a grande dor de cabeça de ligar para operadora de cartão de crédito e cancelar o cartão.

O dinheiro e o cartão também devem sair do hotel somente se necessário. Não leve nunca todos os cartões, leve apenas aquele que vai usar na hora. Identidade e reserva do hotel leve apenas a cópia, deixe os originais  no cofre do hotel. Você não vai precisar deles se estiver sempre com o passaporte em mãos. Veja bem em cada quarto tem um cofre, você recebe uma senha e guarda lá seus documentos e dinheiro.

É só ter cuidado e levar só os documentos que realmente vai precisar. O único documento que você não pode desgrudar é realmente o passaporte, do resto, esqueça-os bem guardado no cofre.

Em Caso de Perda dos Documentos:

Em caso de perda dos documentos ou passaporte dirija-se ao posto policial mais próximo para registrar a ocorrência. O Consulado do seu país também precisa ser comunicado o mais breve possível.

Para o novo passaporte serão necessários os seguintes documentos:
– Em caso de roubo, perda ou extravio você deverá apresentar o registro de ocorrência feito no posto policial
– Carteira de Identidade ou outro documento emitido por orgão público que comprove a sua identidade
– 3 Fotos Coloridas Datadas
– Para homens será necessário apresentar a Certidão de Reservista

* Provavelmente você não terá nenhum destes documentos consigo, até porque algumas pessoas tem a falta de sorte de ter todos os seus documentos roubados juntamente com o passaporte; neste caso você deverá contactar alguem do Brasil para que este alguém lhe envie estes documentos ou cópias dos mesmo. Portanto prepare-se será uma grande mão-de-obra, para além de muito dinheiro gasto e tempo perdido.

Informações sobre:  os Consulados do Brasil no Exterior