África do Sul será sede em 2010 do evento esportivo mais famoso do mundo, a Copa do Mundo; sendo a primeira a ser organizada no continente africano! Para quem não conhece muito sobre a África do Sul, adianto-lhes que é um país fascinante banhado pelos oceanos Atlantico e Indico, com 2798 Km de litoral. O país possui tres capitais: Cidade do Cabo, Pretória e Bloemfontein.

O País é famoso por sua diversidade cultural, linguística e religiosa,
com onze línguas oficiais reconhecidas na constituição. O inglês é o idioma mais falado na vida pública oficial e comercial. O país é etnicamente diversificado sendo que 79,6% da população é negra.

A população da África do Sul é estimada em cerca de 47,9 milhões de habitantes. A maior cidade é Joanesburgo.O sistema de segregação racial
(apartheid) começou a ser desmontado em 1990, de modo que que a
primeira eleição democrática da África do Sul, em 1994, levou ao
poder Nelson Mandela.

O clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrânico, no extremo sul, na região do Cabo, a desértico a noroeste. O crime é um problema sério na África do Sul, especialmente o crime violento. África do Sul ocupa o primeiro lugar no assassínio com arma de fogo, no homicídio involuntário, na violação e na agressão. É segundo em homicídio e quarto em roubo.

johannesburg-africa-do-.sul

Este facto teve um impacto profundo na sociedade: muitos dos sul-africanos mais ricos mudaram-se para comunidades fechadas, trocando os bairros comerciais de algumas cidades pela relativa segurança dos subúrbios.

A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do Apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.

zakumi-leopardo

Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o
leopardo Zakumi. O nome vem dos termos “ZA” (abreviação de África do Sul) e “Kumi” (“dez”, o ano da Copa).

Site Oficial de Turismo: Africa do Sul