O vinho português é famoso mundialmente e considerado um dos melhores do mundo, e por esse motivo nada mais natural que se criasse um museu destinado a contar e dar a conhecer aos portugueses e estrangeiros a história deste néctar dos deuses.

O Museu Nacional do Vinho, em Alcobaça, é o maior museu vitivinícola do país composto por cinco edifícios e uma área de 11 mil metros quadrados, cinco mil dos quais cobertos. Reaberto em junho de 2013 para a visitação o museu funciona numa antiga adega edificada em 1874 e na qual o seu proprietário implantou a tecnologia mais avançada do seu tempo.

Museu Nacional do Vinho - Foto Lifecooler ©
Museu Nacional do Vinho – Foto Lifecooler ©

A nova fase na consolidação do Museu Nacional do Vinho conta com dviersas ações dentre as quais destacamos o lançamento da nova programação cultural, do serviço educativo e da revista científica que brevemente será lançada. A programação cultural inclui ciclos de conferências, exposições e workshops para grupos de interessados pelo tema. Brevemente o Museu Nacional do Vinho pretende lançar o serviço educativo, destinados as escolas e baseado em animação e jogos desenvolvidos pelos técnicos do museu.

O acervo museológico abrange aspetos significativos da cultura material do vinho de grande valor histórico, científico, industrial e etnográfico que inicia-se no século XVII até ao século XXI.

Fonte: Notícias ao Minuto