Museu Nacional do Traje - Foto de Tiago Vasconcelos - Wikipédia ©

Portugal é um dos países mais ricos do mundo em história, e onde não faltam museus bélissimos para contemplarmos calmamente, é o caso do Museu Nacional do Traje. O Museu Nacional do Trajeestá situado no Palácio do Monteiro-Mor, freguesia do Lumiar em Lisboa, local de fácil acesso à turistas.

Museu Nacional do Traje – Foto de Tiago Vasconcelos – Wikipédia ©

O local  foi construido no século XVIII a mando de  D. Pedro José de Noronha (Marquês de Angeja), atualmente o palácio abriga o bélissimo ‘Museu Nacional do Traje’, criado em 1977, que contém um vasto acervo de roupas, acessórios, sapatos, malas, leques, etc.

Cerca de 90% deste lindo acervo foi fruto de ofertas, os outros 10% das peças provém de aquisições, legados e depósitos. Há muito para se ver no ‘Museu Nacional do Traje’, destacamos o núcleo de traje de corte setecentista e Império, que contém peças deslumbrantes e inigualáveis, muitas delas oriundas da corte de D. João VI.

Para além das roupas, acessórios diversos como bolsas, sapatos, xailes, e roupa interior estão presentes no acervo, e constituem uma atração a mais para o referido museu, pela originalidade. Também pode-se ver bonecas, material relativo a produção textil, jogos, brinquedos antigos, e muito mais. O ‘Museu Nacional do Traje’ tem como objectivo principal preservar e divulgar a  a memória e a contemporaneidade do traje civil e dos têxteis, assumindo-se como museu de referência em Portugal.

O Sector de Educação e Mediação efectua visitas guiadas e dirigidas a grupos de turistas e outros.

Morada: Largo Júlio de Castilho – Lumiar
1600 – 483 LISBOA
Telefone (351) 217 567 620 / 217 543 920