O Museu Nacional do Azulejo, situado na linda Lisboa, conta a história da evolução do azulejo e da cerâmica em Portugal. O encantamento aos visitantes inicia-se pelo bélissimo edifício ímpar em que se encontra instalado, o antigo Mosteiro da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor (1458-1525).

O hábito de recobrir as paredes das casas de azulejos nasceu após o terremoto de 1755, quando era necessário encontrar um material barato e prático que contribuisse de maneira eficaz na reconstrução de Lisboa. O azulejo era prático, fácil de limpar, protegia as casas do calor do verão, e contribuia para manter uma temperatura interna agradável nos meses de inverno rigoroso. Porém a história do azulejo em Portugal data de 711-716 aquando da conquista total da Península Ibérica pelos muçulmanos.

História Cronológica do Azulejo em Portugal

Desde então o azulejo acabou por se tornar uma arte nacional, que foi levada também para o Brasil pelos portugueses que por lá aportaram. Tanto que muitas cidades como a famosa São Luís do Maranhão tem o centro histórico praticamente todo revestido de azulejos portugueses. Por tudo isso e muito mais, o Museu Nacional do Azulejo constitui-se numa entidade de referência e apoio à formação académica e profissional, à investigação científica e tecnológica nas áreas da cerâmica de revestimento.

Para além disso, quem o visita tem a fabulosa oportunidade de aprender e conhecer mais sobre a história de Portugal e a história desta arte que encanta turistas do mundo inteiro. Composto por 3 pisos, o Museu Nacional do Azulejo, apresenta exposições permanentes dispostas em vários espaços das antigas alas conventuais do edifício e documenta a história do azulejo em Portugal desde o século XVI à atualidade.

O Museu Nacional do Azulejo organiza atividades direcionadas a cada grupo de visitantes, existindo ações específicas para estudantes, pais e filhos, turistas, público com necessidades especiais e 3ª idade. A loja do MNA procura oferecer aos seus visitantes, para além dos artigos disponibilizados pelo IMC, um leque variado de produtos relacionados com a cerâmica e com motivos decorativos presentes nas suas Coleções.

Site Oficial: – Museu Nacional do Azulejo

Museu Nacional do Azulejo
Morada: Rua da Madre de Deus, nº 4. 1900 – 312 Lisboa
Telefone: (351) 21 8100340
Fax: (351) 21 8100369