Amácio Mazzaropi (1912/1981) foi um ator e cineasta que fez grande história na comédia brasileira e na história do cinema nacional. Filho de pai italiano e mãe portuguesa, Mazzaropi mudou-se aos 2 anos para a cidade de Taubaté, interior de São Paulo, passando alí grande parte de sua infância. Em 1935 iniciou sua vida de ator e desde então nunca mais abandonou a vida artistica, tendo realizado e participado de mais de 30 filmes, sendo que um deles, “Portugal… Minha Saudade” que teve locações em Taubaté, Coimbra, Fátima e Lisboa.

Após a morte de Mazzaropi, em 1981, o patrimônio construído por ele e tudo o que havia nos estúdios – câmeras, equipamentos, figurinos, cenários, fotos, carros equipados para externas – foi leiloado, vendido ou extraviado. Em 1992 foi criado o Museu Mazzaropi no Hotel Fazenda Mazzaropi, em Taubaté (São Paulo), local sede dos estúdios de cinema de Mazzaropi, na década de 1970 e meados dos anos 80.

mazzaropi-museu
Mazzaropi – Foto Página Oficial Facebook Museu Mazzaropi ©

Depois da aquisição do local, em 1985, e de sua recuperação para uso como hotel, os proprietários, antigos conhecidos de Mazzaropi, deram início ao resgate da história da PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi) e criaram o Museu Mazzaropi para expor o acervo que, pouco a pouco, foi sendo recuperado por meio de aquisições, doações de fãs e de pessoas que trabalharam com o cineasta.

Mazzaropi - Foto Página Oficial Facebook Museu Mazzaropi ©
Cartaz Filme – Foto Página Oficial Facebook Museu Mazzaropi ©

No acervo há mais de 20.000 itens entre fotos, filmes, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos que “contam” boa parte da carreira do artista. O museu é aberto à visitação e promove constantemente o atendimento aos alunos de escolas interessados em conhecer mais sobre a história do cinema nacional. O Museu Mazzaropi, em Taubaté, é uma iniciativa privada e sem fins lucrativos, mantido pelo Instituto Mazzaropi.

Página no Facebook: – Museu Mazzaropi

Museu Mazzaropi em Taubaté
Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 249
Bairro: Itaim – Taubaté / SP, 12086-020
Telefone: (012) 3634.3447

Fonte: Informações e Imagens Museu Mazzaropi ©