Sou uma grande apreciadora da cultura judaíca, e um dos locais mais interessantes que tive notícias nos últimos tempos foi o Museu Judaico de Belmonte, o primeiro do gênero em Portugal; por isso faço questão de partilhar como vocês.  O espaço foi inaugurado em 2005, e conta em seu acervo com cerca de 100 peças que nos dá a conhecer um pouco da história da comunidade judaica em Portugal.

Belmonte serviu de refúgio para muitas famílias fugidas das perseguições por parte da Inquisição, tendo assim uma grande comunidade judaíca que se instalou na região, por volta do século XV e alí deixou sua marca cultural. Fazem  parte do acervo peças que retratam o dia-a-dia do povo judaíco, bem como utensílios domésticos e profissionais utilizados pela comunidade judaica. Entre todos os objetos e peças de grande valor histórico e cultural, destacam-se a Torah, o Menorah, candelabro em ouro de sete braços, o cálice do Kiddush, e o Kipa (chapéu utilizado pelos judeus que sinigifca humildade diante de Deus).

Para além das peças históricas, o museu dá a conhecer ao visitante as principais celebrações judaicas como o como o Shabat, a Pessach e a Hannukkah. No Museu Judaico de Belmonte funciona ainda um Centro de Estudos Judaicos, em Belmonte vivem cerca de 140 judeus descendentes das famílias judaícas que alí se instalaram no século XV.

Museu Judaico de Belmonte – Centro de Estudos Judaico Adriano Vasco Rodrigues
Rua da Portela, nº 4
Telefone 00 (351) 275 913 505

Aberto de Terça a Domingo
das 9h.30m às 12h.30m e
das 14h.00m às 18h.00m
Encerra: Segundas-Feiras, 1 de Maio, 25 de Dezembro e 1 de Janeiro.

Saiba mais em: – Café Portugal