A pensar que neste mundo existem pessoas que colecionam os mais diversos objetos, não é de se estranhar que exista o ‘Museu do Saca-Rolha em Barolo’. Situado ao lado da Cidade Castelo de Barolo, o também conhecido como Museo del Cavatappi, tem em seu acerco cerca de 500 tipos de saca-rolhas provenientes de diversos países do mundo e datados a partir da segunda metade de 1600 em diante. Peças raríssimas, diferenciadas, e para lá de originais, encantam os visitantes comuns e os apaixonados por enologia.

Para além do acervo fabuloso de saca-rolhas,  o museu conta com uma boutique de vinhos fabulosa, lojas de souvenirs onde é possível encontrar livros, publicações, saca-rolhas antigos e modernos, lembranças, postais, cartazes, brindes, e comidas típicas locais.

Dentre as peças do museu é possível encontrar objetos de grande valor com inscrustações de pedras preciosas e materiais nobres como a prata e o ouro. O mais engraçado é que alguns dos saca-rolhas expostos, como por exemplo os saca-rolhas para garrafas de champagne mais parecem um instrumento de tortura medieval, e certamente o visitante irá ficar alguns minutos a imaginar de que forma ele pode ser utilizado. Muito curioso. No site é possível ter acesso a fotos de muitas peças, abaixo algumas peças preciosas.

Os painéis elucidativos acerca das peças encontram-se em 3 idiomas, Italiano, Inglês e Alemão. Para além da curiosidade acerca dos saca-rolhas, o turista terá acesso a um departamento especifíco dedicado aos postais antigos tendo o saca-rolhas como ‘estrela principal.’

Está aí mais uma dica de um ponto turístico interessante. Espero que vocês gostem! 😉 Para saber mais sobre o Museu do Saca-Rolha sugiro uma visita ao site oficial no link abaixo:

Museu do Saca-Rolhas – Museo del Cavatappi