O Museu do Papel Terras de Santa Maria,  situado em Santa Maria da Feira, foi inaugurado no dia 26 de Outubro de 2001 e está instalado num amplo espaço que abrange três antigos imóveis papeleiros, do séc. XIX, em Paços de Brandão – a Fábrica do Engenho Novo, a Fábrica de Custódio Pais e a Fábrica dos Azevedos. O Museu do Papel propriedade da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, constitui o primeiro espaço museológico dedicado à História do Papel em Portugal e desde Maio de 2002 integra a Rede Portuguesa de Museus.

Instalado num espaço com História e credibilizado pela História de uma região onde a indústria do papel assume, desde o início do século XVIII,  o Museu do Papel Terras de Santa Maria tem como missão preservar memórias da História do Papel, potenciando os valores históricos, culturais, sociais e económicos de uma região papeleira com três séculos de atividade.

Museu do Papel Terras de Santa Maria

O Museu do Papel possui uma exposição permanente dedicada à produção proto-industrial e industrial de papel, que apresenta duas fases mais marcantes da História do Papel em Portugal: a produção folha a folha (1822 – 1916), de carácter proto-industrial, no espaço manufactureiro oitocentista do Engenho da Lourença, e o fabrico industrial (1916 – 1989), no espaço fabril da Casa da Máquina. Para além da exposição permanente o museu também conta com exposições temporárias.

O visitante conta ainda com a  loja do museu,  um espaço onde poderá adquirir uma  linha de produtos artesanais criados e produzidos no museu. Os serviços educativos do Museu do Papel Terras de Santa Maria contam ainda com visita guiada, dedicada à Arte do fabrico do Papel, e à História do Papel e ainda as oficinas “Descobrir” relacionadas ao tema da reciclagem do papel, onde as crianças vão poder fazer a sua própria  folha; e as oficinas “Fazer” onde são desenvolvidos conhecimentos na área da Matemática e da Geometria,  através dos Origamis, Kirigamis e do Tangram o contacto com as figuras geométricas, as noções de proporção, e demais temas.

Para maiores informações sugiro uma visita ao site oficial: – Museu do Papel

Museu do Papel Terras de Santa Maria
Rua de Riomaior, n.º 338
4535-301 Paços de Brandão
Tel.: 256 370 850