O Museu do Douro, situa-se na cidade de Peso da Régua (cidade portuguesa do Distrito de Vila Real), no emblemático edifício da antiga “Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro Vinhateiro”. A Fundação Museu do Douro foi criada a 23 de Março de 2006, com o objetivo de reunir, conservar, identificar e divulgar o vastíssimo património museológico e documental disperso pela região.

Para além do belo acervo que o Museu do Douro detém, o Restaurante “A Companhia” e Esplanada de Jardim, oferece ao visitante vistas deslumbrantes sobre o Rio Douro;  já na Loja do Museu do Douro, os turistas poderão adquirir produtos gourmet como compotas, azeites, flor de sal, amêndoas, chás e chocolates, vinhos com arte, acessórios para vinho, peças de autor e design nacionais, obras de artistas plásticos (fotografias, esculturas, quadros e serigrafias), livros e roteiros, edições e catálogos Museu do Douro, entre outros.

“Régua – Museu do Douro na Região do Alto Douro” por Duca696 – Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons.
“Régua – Museu do Douro na Região do Alto Douro” por Duca696 – Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons.

Quem pretende uma visita programada irá se surpreender com as inúmeras opções como packs especiais onde o visitante opta pelo que deseja desfrutar no local, como por exemplo o Pack MD3 que abrange Visita ao Museu com Almoço, Oferta de Cálice de Vinho do Porto e Oferta de um produto marca Museu do Douro.

Mas as opções não ficam por aí, já que o turista pode optar também por os fabulosos “Laboratório de Sabores – Provas de Vinho Domentadas” que também oferece  opções para escolher entre diversas experiências de “Prova Base (5 vinhos)” composta por: 2 vinhos do Douro DOC (Branco ou Rosé, Reserva Tinto) + 3 vinhos do Porto (White, Tawny e Ruby); ou outras de igual interesse e importância para quem deseja conhecer o que o Douro oferece. Sem dúvida alguma que quem se habilitar a esta experiência sairá encantado e com vontade de voltar para aproveitar tudo que o Museu oferece de oportunidade para conhecer mais sobre Portugal e a região do Douro,  famosa mundialmente como sendo região produtora  de um dos melhores vinhos do mundo.

Como sempre digo convém antes se informar diretamente no Museu do Douro acerca de valores, horários, datas disponíveis e reservas para grupos, já que algumas atividades exige um número mínimo de participantes. Informe-se também sobre o Programa Cultura e Gastronomia, os Percursos Temáticos, as Oficinas e Percursos Pedestres, e os Programas Especiais como as Vindimas. Todas as atividades necessitam de confirmação e marcação prévia.

Fundação Museu do Douro
Rua Marquês de Pombal
5050-282 Peso da Régua
Telefone: 254 310 190
Fax: 254 310 199