Eu que supunha que já tinha visto museus de todos os tipos, enganei-me e descobri um fabuloso, o ‘Museu do Acordeão‘ situado em Paderne, Albufeira. O acordeão é um instrumento típico da região do Algarve, por isso o Museu do Acordeão é mais do que uma mostra de instrumentos, é uma homenagem a cultura local e ao povo Algarvio.

Os turistas poderão ver em exposição peças únicas como acordeões, concertinas, fotografias, medalhas, cartazes e vestuário típicos; são mais de 1.500 peças de grande valor cultural. O senhor Francisco Sabóia, é acordeonista e proprietário de quase todas as peças ali expostas, que antes estavam guardadas num armazém, em Loulé. A criação do Museu do Acordeão é a realização de um grande sonho do senhor Francisco Sabóia,  hoje diretor deste espaço cultural.

Vejam o vídeo abaixo que mostra um pouco do Museu do Acordeão:

O objetivo deste espaço sensacional é divulgar a história e importância do acordeão, dar a conhecer as novas gerações a importância cultural deste instrumento, e e estimular o interesse em novos músicos. O único museu dedicado ao acordeão existente em todo o país, desde a sua inauguração em 2011, tem atraído centenas de visitantes ávidos por conhecer mais sobre este belo instrumento e sobre a cultura local.

Parabéns à Paderne, parabéns ao senhor Francisco Sabóia, por tornar o nosso amado Portugal mais rico em algo que nos é tão importante, a música e a cultura!

Casa Museu do Acordeão
Rua António Aleixo
Edifício da Banda Filarmónica – Traseiras
Paderne
Tel: 289 543 094

Fonte: Região Sul