O Museu de Gemas do Pará, criado em 1992, está situado na cidade de Belém, capital do estado, e conta com uma deslumbrante exposição permanente de minerais extraídos no Pará. O Pará é o segundo maior Estado do Brasil e sua economia baseia-se no extrativismo mineral (ferro, bauxita, manganês, calcário, ouro, estanho) e não só. A mineração é atividade preponderante na região sudeste do estado, sendo Parauapebas a principal cidade que a isso se dedica.

Conhecer o Pará é ter contacto com a mais pura origem do povo brasileiro, a cultura é rica,a gastronomia ainda mais e a história tem muito a contar. O Museu de Gemas do Pará destaca-se pela riqueza de seu acervo onde encontram-se diamantes, ametistas, turmalinas e peças de até 500 milhões de anos. É bom esclarecer que uma gema é um mineral que quando polido pode ser usado em joalheria e ser peça de colecionador.

O local onde o Museu de Gemas do Pará está por si só já é repleto de história, trata-se do antigo presídio São José Liberto, construído pelos franciscanos no século XVIII para ser um convento, mas que com a expulsão dos jesuítas do Brasil passou a abrigar os presos locais.

Museu de Gema do Pará - Foto Geraldo Ramos © - Site Oficial - S. José Liberto ©
Museu de Gema do Pará – Foto Geraldo Ramos © – Site Oficial – S. José Liberto ©

Uma das atrações principais do Museu de Gemas do Pará é logo a entrada, onde o visitante poderá ver drusa de quartzo hialino, pesando 2,5 toneladas, encontrada no Vale do Rio Araguaia.

Museu de Gema do Pará - Foto Geraldo Ramos © - Site Oficial - S. José Liberto ©
Museu de Gema do Pará – Foto Geraldo Ramos © – Site Oficial – S. José Liberto ©

Para além das pedras de rara beleza que o acervo apresenta, o turista também terá acesso ao artesanato tapajônico e marajoara, onde estatuetas, ferramentas rústicas, objetos indígenas, pontas de flechas em quartzo têm destaque; entretanto o que desperta muita curiosidade entre os visitantes são os Muiraquitãs artefato talhado em pedra (na maior parte das vezes feito a partir do jade) ou madeira, representando pessoas ou animais, ao qual são atribuídas as qualidades sobrenaturais de amuleto. O Museu de Gemas do Pará possui o maior acervo de muiraquitãs do Brasil.

O Museu de Gemas conta com duas salas onde estão expostas gemas encontradas somente no Estado do Pará. Além das exposições, localizam-se no espaço o Laboratório Gemológico e uma oficina de jóias.

Saiba mais em: – Blog São José Liberto – Oficial