Caldas da Rainha é famosa em Portugal pelas suas artes, e isso deve-se em grande parte por Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), famoso artista português, ter começado nesta cidade em 1885,  a produção de louça artística na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.

As louças ou cerâmicas de Caldas da Rainha são conhecidas em todo o país e nos exterior, e quem visita a cidade não vai embora sem levar uma peça especial que pode ser o Zé Povinho, personagem criado por Bordalo ou algum símbolo fálico escondido por debaixo de algum personagem popular, ou as famosas peças de mesa (aparelhos de jantar) em forma de couves, legumes e frutas.

Saiba mais sobre as tradições da cidade em: – CM Caldas da Rainha

Zé Povinho
Zé Povinho – Wikipédia

Para além das várias lojas de cerâmicas situadas em frente ao Parque D. Carlos I,  local histórico de Caldas (projetado pelo arquiteto Rodrigo Berquó em 1889), os turistas poderão visitar o bélissimo Museu da Cerâmica localizado na Quinta Visconde de Sacavém, na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo.

Museu da Cerâmica na Quinta Visconde de Sacavém
Museu da Cerâmica na Quinta Visconde de Sacavém ©

O imóvel onde está situado o Museu da Cerâmica foi construído na década de 1890 pelo 2º visconde de Sacavém, José Joaquim Pinto da Silva, colecionador, ceramista e mecenas dos ceramistas caldenses. No local esteve ativo entre 1892 e 1896, o Atelier Cerâmico, dirigido pelo escultor austríaco Josef Füller, o atual museu foi criado oficialmente em 1983.

Atualmente o local recebe visitantes de todo Portugal e do exterior, que desejam conhecer um pouco da cultura e da arte de Caldas da Rainha, bem como as coleções representativas de centros cerâmicos nacionais e estrangeiros; o destaque como é óbvio fica por conta das obras de Bordalo Pinheiro. O núcleo de cerâmica contemporânea inclui ainda peças de Artigas, Llorens Gardy, Júlio Pomar e painéis de azulejos e cerâmicas de Manuel Cargaleiro e de Cecília de Sousa.

O museu oferece exposições temporárias e oficinas de cerâmica abertas ao público em geral.

Horário do Museu de Cerâmica:
Terça-feira a domingo.
De Inverno:
10h00-17h30
De Verão:
10h00-19h00

Encerrado ao público à segunda-feira

Contactos
Rua Dr. Ilídio Amado – Ap. 97
2500-910 Caldas da Rainha
Portugal

Tel.: (+351) 262 840 280
Fax: (+351) 262 840 281