Quando criança o teatrinho de marionetas na escola fascinava-me, cresci tendo grande simpatia por estes bonecos divertidos. Esta semana fiquei a conhecer o incrível Museu da Marioneta em Lisboa; que encontra-se instalado no Convento das Bernardas. O Museu da Marioneta é o único espaço museológico em Portugal, e dedica-se à interpretação e divulgação da história da marioneta e difusão do teatro de marionetas.

A arte das marionetas é muita antiga e tem atravessado séculos perpetuando a magia e o contar de história para crianças e adultos através de bonecos feitos artesanalmente. O acervo do museu é composto por peças doadas por colecionadores e por um esforço comunitário para difundir e preservar esta arte encantadora.

As coleções são inúmeras, o museu abriga também a excepcional e vasta colecção de marionetas e máscaras do sudeste asiático e africanas do colecionador Francisco Capelo, com exemplares de excepcional qualidade de máscaras e marionetas orientais, de Java, Bali, Sri Lanka, Birmânia, Tailândia, Índia, etc. Já a coleção de marionetas portuguesas, a história, a arte se faz presente através de bélissimas peças populares que habitualmente faziam parte de apresentações em feiras, pavilhões, teatros, etc.

O site oficial “Museu da Marioneta” merece destaque especial dado que reúne informações preciosas sobre a história da marioneta através dos tempos, bem como a sua importância em diversas culturas espalhadas pelo mundo. O site proporciona ao visitante vasta informação sobre máscaras, adereços, marionetas, documentos, fotos, etc.

Sugiro uma visita ao Museu da Marioneta, mas não sem antes conhecer o site e encantar-se com tanta história preciosa dessa arte maravilhosa que encanta crianças, jovens e adultos. Tenhou ou não motivos para ser apaixonada por Portugal? Um país que valoriza a arte, a história e preserva seus costumes só poderia ter toda a minha admiração e gratidão!

Museu da Marioneta

Convento das Bernardas
Rua da Esperança, n° 146
1200-660 Lisboa

Tel +351 213 942 810
Fax +351 213 942 819

Fonte: Informação e Imagens Museu da Marioneta ©