O Museu Afro Brasil situado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, Parque Ibirapuera em São Paulo é uma grande contribuição para a preservação e divulgação da influência africana na formação do patrimônio cultural brasileiro. A instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, apresenta aos visitantes 11 mil m2 contendo um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

Museu Afro Brasil
Museu Afro Brasil – Imagem site Oficial ©

Sua criação deu-se em 2004 a partir da coleção particular do Diretor Curador Emanoel Araujo, e nos últimos 10 anos tem contribuido imenso para a valorização histórica do universo cultural brasileiro. O Museu Afro Brasil conta com exposições de longa duração e exposições temporárias, estando divido em 06 núcleos: África: Diversidade e Permanência, Trabalho e Escravidão, As Religiões Afro-Brasileiras, O Sagrado e o Profano, História e Memória e Artes Plásticas: a Mão Afro Brasileira.

Há possibilidade de visitação guiada por uma equipe de educadores, profissionais especializados e pesquisadores, para grupos de estudantes e para grupos turísticos, devendo-se contactar antecipadamente para maiores informações e marcações.

Convém lembrar que para visitação há algumas regras que devem ser seguidas, o visitante poderá conhece-las em: – Regras para Visitação

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – próximo ao Portão 10
04094-050 São Paulo/SP – Brasil – Tel: +55 11 3320-8900

Horário de Funcionamento
3ª feira a domingo, das 10h às 17h (permanência até às 18h).

Exceto dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro, dias que o Museu estará fechado.

Na última 5ª feira de cada mês, o Museu permanece aberto até às 21h para visitação noturna.