O Mundo a Vapor, localizado em Canela, estado do Rio Grande do Sul, é um parque temático que reconstitui a época em que o desenvolvimento de quase tudo era a energia proveniente do vapor. Uma idéia pioneira o  Mundo a Vapor apresenta aos visitantes inúmeras miniaturas de máquinas a vapor e suas aplicações desde a Revolução Industrial.

O Mundo a Vapor já recebeu mais de 2 milhões de visitantes, e não há quem não se encante pela perfeição das miniaturas, réplicas fiéis de máquinas a vapor utilizadas nos mais diversos países do mundo. Logo a entrada do Mundo a Vapor, o visitante irá se deparar com a reconstituição de um acidente ferroviário ocorrido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada cruzou a  Estação de Montparnasse e despencou abaixo numa altura de 12 metros, ficando no local dependurada.

Além disso, prepare-se para conhecer moinhos de ventos, usinas termeletricas e hidrelétricas, olarias, serrarias, e muito mais.
Mas o melhor de tudo é que o parque é totalmente coberto, e nos dias de muito frio gera o vapor que aquece o ambiente. Os visitantes podem fotografar e filmar  tudo que quiserem.

Para que o visitante fique bem informado, o parque tem monitores fazendo demonstrações de funcionamento. Há também uma loja de souvenirs, afinal todo mundo adora comprar uma lembrança de locais que conheceu e adorou.

Uma viagem pelo tempo, um passeio pela história, um aguçar da nossa imaginação totalmente inesquecível.

Rodovia Canela – Gramado – RS 235
Tel: (54)3282-1125