Monchique - Portugal - Foto de Glen Bowman (Flickr)

Uma das regiões de Portugal que merece uma visita mais detalhada e demorada é Monchique,  localizada na região oriental da Serra portuguesa. Uma cidade rodeada pelo verde e pelo luxo da sua vegetação. O seu centro urbano é muito charmoso e ainda esbanja todo o clima das épocas mais antigas; um local totalmente conservado. É por isso e muito mais que Monchique merece ser visitada.

O centro de Monchique merece um destaque especial. Então passeie por lá com calma e aproveite para visitar os famosos cafés e restaurantes do local. Neles você pode admirar a arquitetura local e o curioso desenho das ruas e tentar descobrir como a cidade foi projetada.

As praças de Monchique são bem conservadas e coloridas. Mas é claro que como toda a cidade, ela sofreu a interferência das épocas modernas, então você verá um lindo contrates entre o antigo e o novo quando passear por Monchique. As casas têm a arquitectura algarvia tradicional nas paredes brancas, nas cantarias, nas manchas de cor das portas e janelas, embora exibam as típicas chaminés de saia, tão diferentes do litoral.

Em Monchique pode-se perceber em alguns detalhes a ocupação dos romanos, pois há muitos séculos a cidade foi ocupada pelos mesmos que foram atraídos pelo poder curativo das suas águas. Ainda em Monchique, não deixe de visitar as ruínas do convento de São Francisco que são datadas do século XVII. E para quem gosta de praia, o ideal é ir para Aljezur, onde no verão você pode dar um refrescante mergulho nas praias de Amoreira e Aljezur.

Monchique - Portugal - Foto de Glen Bowman (Flickr)

Outro local recomendado fica nas alturas. Visitar a Foia é ter uma bela visão de Monchique a 900 metros de altura. Aqui também ficam ótimas termas. A paisagem da serra que leva o turista até o litoral também é algo deslumbrante e lindíssimo.

Monchique é uma cidade simples, com uma arquitetura esplêndida e que faz o turista se apaixonar a primeira visita ao local. Não perca ver tudo o que Monchique pode oferecer e ter o contato come esse paraíso ver de com sua gente simples e simpática.

Prepare-se para se encantar com o artesanato local, a cestaria  e a tecelagem  constituem a grande parte do artesanato  tradicional de Monchique.

Monchique - Portugal - Foto de Glen Bowman (Flickr)

A gastronomia de Monchique  é famosa pelos belos pratos suinos e pelos conhecidos enchidos feitos com carne de porco (molho, morcela de farinha ou farinheira, morcela e chouriça) e presuntos, expostos anualmente na Feira dos Enchidos e na Feira do Presunto, respectivamente. Monchique também muito conhecida a aguardente  de medronho produzida nesta região, com marca própria, os licores  feitos com produtos da região também são apreciados pelos turistas que visitam regularmente a região.

Monchique

Principais Locais de Interesse em Monchique

– Caldas de Monchique
– Serra da Fóia
– Serra da Picota
– Igreja Matriz de Monchique ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Monchique)
– Igreja de São Sebastião (Monchique)
– Igreja da Misericórdia de Monchique
– Convento de Nossa Senhora do Desterro
– Ermida do Senhor dos Passos
– Pelourinho de Monchique
– Centro Histórico
– Omega Parque
– Parque da Mina

– Site Oficial: Câmara de Monchique