É na Avenida Marquês de Sapucaí, nos bairros Centro e Cidade Nova, no município do Rio de Janeiro, que está situado Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo. É no famoso Sambódromo que se realizam anualmente os desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro.

Durante os outros meses do ano o local é palco de outros acontecimentos, como shows de música, cultos evangélicos, exibições de motociclismo, ópera, etc. Para chegar ao Sambódromo vá de taxi ou de metrô, e desça na estação Estácio. Durante o dia, o local fica aberto à visitação e pode-se   visitar o Museu do Samba que fica na Praça da Apoteose, sob o grande arco de concreto.

Afora os eventos habituais, o Sambódromo na Marquês de Sapucaí atrai turistas de todo o mundo que visitam o Rio de Janeiro em outras épocas sem ser o período de carnaval; o motivo principal é conhecer o projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer e também ver de perto o local que nas Olimpíadas de 2016 sediará a competição de tiro com arco e a chegada da maratona dos jogos olímpicos.

Marquês de Sapucaí - Sambódromo - Foto de Mark Scott Johnson © from Sydney, Australia
Marquês de Sapucaí – Sambódromo – Foto de Mark Scott Johnson © from Sydney, Australia (Wikipédia)

A estrutura do sambódromo, construída com pré-moldados de concreto, possui 700 metros e capacidade para aproximadamente 90.000 espectadores. Para receber as Olimpíadas de 2016, a Passarela Professor Darcy Ribeiro, o Sambódromo, passou por uma reforma ao longo de 2011, com a demolição de alguns camarotes. O objetivo da reforma era fazer com que o Sambódromo tivesse uma simetria quase total entre seus dois lados, o que não havia sido possível quando da sua construção, devido à presença de um prédio ao lado da passarela (que foi finalmente implodido em 2011).

O Sambódromo (Passarela Professor Darcy Ribeiro) foi inaugurada em 1984 com o nome de “Avenida dos Desfiles”, posteriormente ganhou o nome de “Passarela do Samba” e em 1987, seu nome oficial passou a ser “Passarela Professor Darcy Ribeiro”, numa homenagem ao principal mentor da obra, o antropólogo Darcy Ribeiro. Porém o local é conhecido pelos paulistanos como “Sambódromo” junção de “samba” com o sufixo de origem grega “dromo”, que significa “corrida, lugar para correr”, nome dado pelo próprio Darcy Ribeiro.

É bom lembrar que o nome “Sambódromo” passou a ser utilizado em outros locais do Brasil como em São Paulo “Sambódromo do Anhembi” onde se realizam os desfiles das escolas de samba do Carnaval de São Paulo, e “Sambódromo de Paulínia” interior de São Paulo. Os locais destinam-se ao mesmo, desfiles e eventos.

  • E como diria o samba enredo da Império Serrano de  1982:

“Bumbum paticumbum prugurundum
O nosso samba minha gente é isso aí, é isso aí
Bumbum paticumbum prugurundum,
Contagiando a Marquês de Sapucaí”…

Esta imagem foi originalmente postada Flickr by Mark Scott Johnson at http://flickr.com/photos/39791353@N00/114024039