Dia 23 de Junho de 2012, a noite de São João será comemorada de forma tradicional como acontece anualmente em Seia. A edição deste ano conta com a participação de seis marchas, respetivamente o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, o Jardim de Infância de Seia e as marchas de Loriga, São Romão, Travancinha e Torroselo.

O desfile das marchas populares é um evento já consolidado no calendário anual da cidade de Seia, uma iniciativa que mantém vivas memórias e tradições, preservando e valorizando o território onde estão inseridas. O desfile tem início no largo da Câmara, percorrendo depois as ruas de Seia até ao palco do Anfiteatro Municipal, onde pelas 21h00 as marchas prometem deslumbrar os presentes com as suas coreografias e cantares.

Para além disso, os visitantes poderão ver uma exposição que retrata o trabalho levado a cabo pelas marchas que, ao longo dos anos, saíram à rua na noite de S. João, expondo assim alguns dos fatos entronizados por estas. Esta retrospetiva ao passado vai estar patente nas Galerias da Casa Municipal da Cultura, de 16 de junho a 28 de junho de 2012.