Como uma eterna apaixonada pela Europa e pelo cinema antigo, não posso deixar de falar deste livro. O livro ‘A minha viagem pela Europa’ de Charles Chaplin (Matéria-Prima Edições), traz-nos a visão que o ator mais famoso do cinema mudo teve durante a viagem que fez pela Europa, num período de descanso após 7 longos anos de trabalho ininterruptos em Hollywood.  Chaplin, cansado e desgastado decidiu voltar ao velho continente para se reencontrar com suas origens e desta viagem nasceu este livro encantador, aliás encantador como tudo que Chaplin realizou em vida.


No livro ‘A minha viagem pela Europa’, o leitor conhecerá outros lados da personalidade fascinante de Chaplin, conhecerá seus anseios, seus medos, suas esperanças, seus sonhos; e ainda terá uma visão clara de como era a Europa que tentava renascer após a 2ª Grande Guerra.

Totalmente anônimo na Europa, Chaplin redescobriu o prazer de caminhar ‘oculto’ pelas ruas podendo observar sem ser observado. Países como França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, fazem parte desta narrativa carismática de Chaplin, e o sub-título diz tudo: A viagem inesquecível de um homem à procura de emoções. Emoções estas que transmite com brilhantismo em 316 páginas de pura magia.