Petra Jordania

Quando alguém menciona Petra, o que vem a sua cabeça? Este ainda é um destino desconhecido para você? Pois saiba que Petra é uma das mais belas cidades da Jordânia. Em 7 de Julho de 2007 foi considerada, numa cerimónia realizada em Lisboa, Portugal, uma das Novas sete maravilhas do mundo.

Apesar de não ser um destino turístico muito popular, você não pode deixar de desvendar essa cidade que era uma das rotas das especiarias. Petra é certamente um local único que foi inteiramente esculpido na pedra pelo povo Nabateus. O ano 312 a.C. é apontado como data do estabelecimento dos Nabateus no enclave de Petra e da nomeação desta como sua capital. Nos últimos anos Petra tem sido um dos destinos mais procurados pelos europeus.

Todo o esforço vale a pena para conhecer essa cidade que fica pouco mais de duas horas da capital Amã. Lá você pode fazer passeios por sítios arqueológicos que saem de madrugada e retornam somente no início da noite. Prefira ficar mais de uma noite na cidade para pode aproveitar a vida noturna e os passeios durante o dia.

Petra Jordania
Petra Jordania

Você pode se hospedar na vila de Wadi Musa ou vale de Moisés. Um dos passeios sai de Wadi Musa e segue por um obelisco até uma fenda em um desfiladeiro. Essa caminhada começa bem cedo, já que em Petra as temperaturas podem chegar a mais de 40°C.

Ao longo deste caminho você começará a ver as primeiras casas que são verdadeiros buracos cavados nas pedras. Só depois de passar por essa beleza é que você começará a ver realmente porque Petra é um local magnífico. Após a caminhada a imagem começa a se abrir – literalmente no fim da fenda e você verá o Tesouro brilhante, como se tivesse sido pintado com verniz.

Petra Jordania
Petra Jordania

O Tesouro é o templo mais importante da cidade, além do monastério Jabal al Deir e do lugar dos sacrifícios. Outro local espetacular de ser visto é o Grande Templo com seus vários degraus.

Só tome cuidado com os beduínos; não que eles sejam perigosos, mas é que eles surgem do nada para te oferecer produtos e você pode acabar se assustando. Petra é mundialmente famosa por ter sito uma rota das especiarias. Ela ligava a Pérsia e a Arábia com o Egito.

Este é um excelente roteiro para quem gosta de explorar lugares literalmente escondidos na pedra. Uma paisagem de tirar o fôlego, com certeza.

Fotos: Wikipédia