Uma excelente notícia para Portugal, o Parque da Pena (Sintra) recebeu, na passada sexta-feira, em Pontevedra (Espanha), durante o Congresso bianual da International Camellia Society (ICS), a distinção de “Jardim de Camélias de Excelência”.

Esta distinção, de que não havia ainda qualquer exemplo em Portugal, torna o Parque da Pena membro de uma rede internacional de jardins de excelência no que se refere à sua coleção de Camélias; e portanto mais um atrativo para turistas que visitam a bélissima Vila de Sintra. Em todo o mundo existem apenas 30 representantes, dos quais apenas um em Espanha, por isso parabéns Portugal, parabéns portugueses pela distinção.

Jardim das Camélias - Parque Pena - Foto de PSML Nuno Oliveira ©
Jardim das Camélias – Parque Pena – Foto de PSML Nuno Oliveira ©

Vários critérios são considerados para obter-se esta distinção, dentre os quais destacamos a existência da excepcional coleção de camélias com mais de 200 cultivares identificadas com sinalética apropriada e mapeadas com sistemas de georreferenciação, num jardim aberto ao público com um grau de manutenção elevado.

Esta classificação vem apoiar a Parques de Sintra no combate à sazonalidade das visitas aos Parques, que habitualmente têm o seu ponto alto nos meses de verão. O período de floração das Camélias é no Inverno (entre Setembro e Abril) e, portanto, é nessa época que as Cameleiras estão mais bonitas, adornando o Parque com as suas cores, não só na árvore como nos caminhos que ficam cobertos de pétalas.

Se ainda não conhece o Parque da Pena, já tem mais um bom motivo para o fazer!