Um dos grandes atrativos para turistas que visitam Portugal é sem dúvida alguma a gastronomia Lusitana, famosa mundialmente por seus pratos saborosos onde o peixe é o ingrediente principal; por isso, o município de Vila Velha de Ródão (vila portuguesa no distrito de Castelo Branco, região Centro) vai promover, de 17 a 19 de Maio de 2013, o I Festival das Sopas de Peixe.

A localidade é muito famosa pelas saborosas sopas de peixe elaboradas com o aproveitamento do pão duro. Porém, o prato não se trata de uma sopa de peixe comum, ou algo similar a Miga; o prato é feito de forma tradicional onde as fatias de pão são inseridas num recipiente de cortiça  e embebidas com o caldo do peixe.

I Festival das Sopas de Peixe
O turista ainda poderá conhecer e adquirir outros produtos regionais, como o azeite, o mel, os queijos e os enchidos. Os produtos estarão expostos na Casa de Artes e Cultura do Tejo,  durante os dias do Festival, mas disponíveis para aquisição no comércio local.

No evento também estão inseridas atividades diversas, como apresentações musicais, danças típicas,  e demonstrações de cozinha ao vivo. Organização conjunta da autarquia de Vila Velha de Ródão, Progestur, Adraces e Naturtejo.

Local: Casa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão

Fonte: Café Portugal