Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, região Norte, é sede de um município com 242,85 km² de área.  É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação. Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade.

Suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.
Guimarães é muitas vezes designada como “Cidade Berço”, devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade. Enquadrada entre um vale e montes e por se encontrar afastado do litoral, os Invernos são frios e chuvosos e o verão quente e ligeiramente húmidos, sendo a temperatura média anual de 14º.
Guimarães, como cidade de dimensão média, tem uma vida cultural interessante. Para além dos museus, monumentos, associações culturais, galerias de arte e festas populares, tem desde Setembro de 2005 um importante espaço cultural, o Centro Cultural Vila Flor, com dois auditórios, um centro expositivo, e um café-concerto. Prepara-se para ser Capital Europeia da Cultura em 2012, juntamente com Maribor, cidade da Eslovénia. A cidade de Guimarães possui diversos espaços culturais de referência na região e a nível nacional. Entre os diversos museus da cidade, destaca-se o Museu de Alberto Sampaio, criado em 1928 e aberto ao público desde 1931.

Pontos Turisticos:

Capela de São Miguel do Castelo
Capelas dos Passos da Paixão de Cristo
Convento de Santa Clara
Paço dos Duques de Bragança
Rua de Santa Maria
Antigos Paços do Concelho
Largo do Toural
Rua D. João I
Parque da Cidade
Palácio Vila Flôr