Tenho certeza de que a maioria das pessoas que viajou ou viaja com frequência de avião tem muitas dúvidas sobre seus direitos. Eu já passei por situações em aeroportos inesquecíveis, e se na altura conhecesse os meus direitos, teria tido outra conduta.

Para poder exigir seus direitos é essencial que você esteja bem informado. Não que com isso tudo irá correr as mil maravilhas, já que assegurar nossos direitos de consumidor, infelizmente no Brasil (e em alguns outros países) é utópico, porque quase sempre a empresa dá um jeito de provar que está certa; mas estando informado fica mais fácil.

Guia do Passageiro da Infraero

Deixando de lado minhas considerações pessoais sobre ética e respeito pelo consumidor, hoje o Bigviagem traz uma informação bastante útil, trata-se do Guia do Passageiro da Infraero. Disponibilizado em PDF o Guia do Passageiro traz toda informação sobre direitos do passageiro a começar pela compra da passagem.

Por exemplo você sabia que:

Direito do Passageiro em atraso de vôo

O Guia do Passageiro é dividido em 5 capítulos que abordam os seguintes temas:

* Antes de Viajar
* Durante o vôo
* No desembarque
* Viagens Internacionais
* A quem recorrer

Questões recorrentes a todos os passageiros nacionais ou internacionais acerca de compra da passagem, cuidado com a saúde, check-in e horários de voos, bagagem, documentos para embarque, acesso às salas de embarque, assistência especial, transporte de animais domésticos, direitos do passageiro em casos de atraso,cancelamento ou não embarque, são explicadas numa linguagem acessível; e que sem dúvida poderá esclarecer suas dúvidas e facilitar a sua próxima viagem. A dica final acesse o PDF, imprima e leve consigo na sua mala de mão.

Acesse» – Infraero – Guia do Passageiro