Guarujá - Foto de Kiko Correia - Wikipédia

Guarujá é um município do estado de São Paulo,na Região Metropolitana da Baixada Santista. Atualmente, o Guarujá é conhecido como a “Pérola do Atlântico” devido as suas belas praias e belezas naturais. Muito procurada pelos turistas na alta temporada, a cidade conta com praias urbanizadas e alguma selvagens, acessíveis apenas por trilhas. Além do litoral, Guarujá oferece construções históricas e trilhas de ecoturismo. Outra atração local é a pesca artesanal, que pode ser vista e praticada em diversas praias do município.

Guarujá – Foto de Kiko Correia – Wikipédia

A história do Guarujá se funde a história de Santos, mas a partir de 1926 o municipio do Guarujá separou-se de Santos e tornou-se independente. Por Guarujá passa-se então naquela época inúmeros interesses ecônomicos e políticos, onde arqui-milionários detinham o poder . Cerca de 7  milhões de metros quadrados pertenciam ao imigrante libanês Miguel Estéfano, avô de Paulo Maluf, e a primeira casa da praia da enseada pertencia à Miguel, hoje  nesta casa funciona o Hotel Casa Grande, um 5 estrelas muito bem frequentado e caríssimo.

No inicio dos anos 1970, Guarujá era o verdadeiro paraiso, com praias em sua maioria totalmente desertas. Hoje ainda embora possua praias bonitas, o progresso desordenado tomou conta de região.

A situação se tornou crítica no final da década de 80 e início de 90, quando milhões de turistas visitavam a ilha todos os verões, provocando o colapso da infra-estrutura do Guarujá, com cortes de eletricidade, falta de água e poluição das praias. Extensas áreas do município são ocupadas por favelas, habitadas pelos migrantes em buscas de novas oportunidades e a criminalidade toma corpo. O cenário caótico leva a uma profunda crise no turismo e na economia do Guarujá, que perde turistas e investimentos para o Litoral Norte.

Mesmo assim para quem quer uma rapida viagem para um praia proxima a São Paulo, pela proximidade da capital de São Paulo, Guarujá acaba por ser uma opção próxima, rapida e prática. Apenas tenha cautela em praias muito desertas e lugares ermos, evite-os. As melhores praias: Enseada, Pitangueiras, Asturias, Tombo (muito perigosa).

Apesar do fluxo intenso de turistas, Guarujá não deixa de ser um lugar lindo, pena que encontrar paz e sossego por lá é praticamente impossível.