Monumento às Bandeiras - Foto de Dornicke - Wikipédia

São Paulo a  cidade mais rica do Brasil,  apesar de não ter belezas naturais, os turistas poderão contar com grandes monumentos históricos e uma grande variedades de opções de passeios culturais.

Infelizmente muitos deles encontram-se em péssimo estado de conservação, dada a falta de cuidados e manutenção. Abaixo vamos citar alguns dos monumentos históricos mais importantes da cidade e que merecem ser visitados por quem estiver em férias em São Paulo ou apenas quiser conhecer um pouco mais sobre a Terra da Garoa.

Monumento às Bandeiras

Monumento às Bandeiras – Foto de Dornicke – Wikipédia

Um dos monumentos mais famosos da capital paulista é Monumento às Bandeiras obra de arte executada pelo escultor Victor Brecheret. a obra monumental fica muito próxima ao Parque Ibirapuera outro ponto turístico muito visitado e famoso. O Monumento às Bandeiras fica exatamente numa praça em frente a  ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa.

O monumento tem cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura, a obra foi inaugurada em 1954 em comemoração ao 4º centenário de São paulo, e é conhecida também como o monumento do ’empurra-empurra’ ou ‘deixa que eu empurro’ devido a localização das figuras humanas que se encontram a frente da embarcação.

A obra é uma fiel representação os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país. Além de portugueses (barbados), vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço),  puxando uma canoa de monções, utilizadas nas expedições fluviais.

Monumento à Independência do Brasil

Monumento à Independência – Foto de Dornicke – Wikipédia

O Monumento à Independência do Brasil ou mais conhecido como Monumento do Ipiranga, fica às margens do riacho Ipiranga, e foi construído em 1922 para comemorar o centenário da Independência do Brasil. O Monumento encontra-se exatamente onde D.Pedro I gritou: ‘Independência ou Morte’; proclamando Brasil livre de Portugal.

O monumento é em bronze e granito e foi idealizado e executado pelo escultor italiano Ettore Ximenes. Em sua cripta está instalada a Capela Imperial, construída 1952 para abrigar os restos mortais de D. Pedro I, de sua primeira esposa, D. Leopoldina, e também de sua segunda esposa, D. Amélia, todos trasladados de Lisboa.

Obelisco do Ibirapuera

Obelisco do Ibirapuera – Foto de Dornicke – Wikipédia

O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário brasileiro localizado no Parque do Ibirapuera, São Paulo. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o obelisco é o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. A construção do monumento foi iniciada em 1947 e e concluída em 1970.

O  mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) – mortos durante a Revolução de 1932 -, e de outros 713 ex-combatentes. O Obelisco feito de puro mármore travertino é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili e foi inaugurado em 1955.

Glória Imortal

O monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo é uma coluna criada por Amadeo Zani, um escultor italiano, para celebrar a criação da cidade. O monumneto está situado no Largo Pátio do Colégio, onde a cidade e São Paulo foi fundada em 1554.

O monumento Glória Imortal fica numa das zonas mais movimentadas da cidade, onde milhares de paulistanos passam diariamente. Ver este monumento implica também passar por comércio local.

Marco Zero de São Paulo

O Marco Zero de São Paulo foi inaugurado em 1934 e marca o centro oficial da capital paulista, o que faz deste não só um monumento histórico de São Paulo, como também um ponto de referência para as coordenadas geográficas da cidade.

O monumento tem um formato hexagonal, com as suas faces a serem referências para outros destinos de São Paulo e de outras regiões no Brasil. Fica localizado na Praça da Sé, em frente à Catedral da Sé.

Está revestido em mármore, e uma forma fácil de ver como é o centro é que quão mais próximo está do Marco Zero, menor é a numeração das casas de uma rua.

Memorial da América Latina – Mão

A Mão é um monumento localizado no Memorial da América Latina, com sete metros de altura, criado por Oscar Niemeyer, um arquiteto brasileiro considerado dos pais da arquitetura moderna. A Mão celebra o povo do continente e as suas lutas ao longo dos séculos.

O seu formato é de uma palma estendida, em sinal de protesto e memória. Tem no centro uma representação da América Latina a vermelho, que representa o sangue dos mártires latino-americanos que perderam a vida pela liberdade no continente.

A comentar a obra Oscar Niemeyer disse:

“Suor, sangue e pobreza marcaram a história dessa América Latina tão desarticulada e oprimida”. Agora urge reajustá-la, uni-la, transformá-la num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz.”

É possível visitar a Mão no Bairro da Barra Funda, no Memorial da América Latina. Este é um conjunto arquitetônico criado por Niemeyer.

Busto de Adoniram Barbosa

O busto de Adoniram Barbosa celebra a vida de alguém que, para muitos, foi dos maiores sambistas paulistanos, e fica localizado na Praça Dom Orione, no centro da capital paulista. Adoniram marcou a história músical do Brasil com seu talento, e ficou conhecido por contar o cotidiano e a vidade comum em suas canções.

O seu busto representa assim um símbola da vivência paulistana, sendo ainda hoje Adoniram um dos sambistas mais interpretados e homenageados.

Mãe Preta

A escultura Mãe Preta homenageia as antigas escravas negras, que eram responsáveis por criar os filhos dos senhores de engenho no período do Brasil colonial. Fica localizada no Largo do Paissandu, e foi criada por Júlio Guerra.

Inaugurada em 1955, a escultura Mãe Preta já recebe oferendas e é um ponto de celebração de algumas datas, incluindo o Dia da Consciência Negra e o Dia da Abolição da Escravatura.

Monumento Ramos de Azevedo

Ramos de Azevedo foi um arquiteto homenageado com um monumento na cidade de São Paulo por ser responsável por várias obras icônicas na metrópole, incluíndo a Escola Politécnica, o Mercado Municipal, o Teatro Municipal, e a Pinacoteca.

O seu monumento foi primeiramente inaugurado em 1934 na avenida Tiradentes, projetado pelo escultor Galileo Emendabili, mas foi posteriormente transferido para o Parque Cidade Universitária, onde ainda o pode visitar.

Busto de Mário de Andrade

O escritor Mário de Andrade foi uma grande figura da cultura paulista, tanto que conseguiu ter um monumento seu na cidade. Mário de Andrade foi um dos grandes responsáveis pela icônica Semana de Arte Moderna de 1922, que ocorreu no Teatro Municipal da cidade.

O busto está localizado dentro da biblioteca pública Mário de Andrade, na Praça Dom José Gaspar, no centro.

Além destes monumentos, existem ainda outros por São Paulo que vale a pena visitar. Estes descrevem a cultura, a história, e o desenvolvimento da metrópole ao longo dos séculos e fascinam qualquer turista.

Se está à procura de conhecer melhor os monumentos de São Paulo, marcar a sua viagem com a Booking pode ajudar a poupar por não ter de lidar com uma agência. Bom turismo pela maior capital da América do Sul!

Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.

21 COMENTÁRIOS

  1. Bela iniciativa parabéns, como São Paulo é muito grande e não é litorânea temos a impressão que a cidade não possui belezas naturais, ledo engano, na cidade temos alguns reservas e parques ecológicos que possuem maravilhosas atrações, Pq. Do Jaraguá, Pq. Da Cantareira, Horto Florestal, entre outros, que vale a pena.
    Mas se o turista tiver um pouco de tempo pode descer o litoral de São Paulo e se maravilhar com a serra do mar.

    • Olá Edson, é isso mesmo. Geralmente as pessoas pensam que SP não tem nada de especial, mas engana-se. São Paulo é uma cidade que oferece opções de turismo e diversão para todos os gostos! 😀

  2. Eu amei ter ido em são paulo! e o que mais amei do passeio foi ter ido ver esse monumento ás Bandeiras!amei São Paulo!

  3. obrigadaa, nossa me ajudou muito no meu trabalho de artes , o primeiro monumento eu adorei muito, foi o meu 1 monumento a copiar !!! parabéns peo trabalho !!!

  4. Ótimo post!

    Grande iniciativa de expor pontos da cidade de São Paulo que por vezes são esquecidos, mas que valem muito à visita.

    Os monumentos que você descreveu retratam um pouco da cidade e também do Brasil. Vale a pena conferir.

    Boa dica pra quem vai ou está em São Paulo.

    Um grande abraço,

    Equipe Milevo
    milevo.com.br
    @Milevocom

  5. Leia matéria em meu blog de como utilizar a arte para criar uma consciência de preservação do patrimônio histórico material e imaterial. Caso Município de Senador Pompeu, Ceará. Leia, comente e divulgue

  6. Parabéns pela ótima matéria, mostrando mais uma vez lugares exóticos e bonitos que podem ser ótimos destinos turísticos, para quem procura novas aventuras espalhadas pelo o Mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here