Brasil - Turismo, Férias e Viagens Pontos Turísticos

Grandes Monumentos Históricos de São Paulo

Grandes Monumentos Históricos de São Paulo
4 (80%) 4 votos

São Paulo a  cidade mais rica do Brasil,  apesar de não ter belezas naturais, os turistas poderão contar com grandes monumentos históricos e uma grande variedades de opções de passeios culturais. Infelizmente muitos deles encontram-se em péssimo estado de conservação, para além da falta de cuidados e manutenção pelos orgãos competentes, podemos citar a imbecilidade de certos seres humanos quem insistem em destruir o pouco que resta da história do Brasil.    Abaixo vamos citar alguns dos monumentos históricos mais importantes da cidade e que merecem ser visitados por quem estiver em férias em São Paulo! 🙂

Monumento às Bandeiras

Monumento às Bandeiras – Foto de Dornicke – Wikipédia

Um dos monumentos mais famosos da capital paulista é Monumento às Bandeiras obra de arte executada pelo escultor Victor Brecheret. a obra monumental fica muito próxima ao Parque Ibirapuera outro ponto turístico muito visitado e famoso. O Monumento às Bandeiras fica exatamente numa praça em frente a  ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa.

O monumento tem cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura, a obra foi inaugurada em 1954 em comemoração ao 4º centenário de São paulo, e é conhecida também como o monumento do ‘empurra-empurra’ ou ‘deixa que eu empurro’ devido a localização das figuras humanas que se encontram a frente da embarcação. A obra é uma fiel representação os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país. Além de portugueses (barbados), vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço),  puxando uma canoa de monções, utilizadas nas expedições fluviais.

Monumento à Independência do Brasil

Monumento à Independência – Foto de Dornicke – Wikipédia

O Monumento à Independência do Brasil ou mais conhecido como Monumento do Ipiranga, fica às margens do riacho Ipiranga, e foi construído em 1922 para comemorar o centenário da Independência do Brasil. O Monumento encontra-se exatamente onde D.Pedro I gritou: ‘Independência ou Morte’; proclamando Brasil livre de Portugal.

O monumento é em bronze e granito e foi idealizado e executado pelo escultor italiano Ettore Ximenes. Em sua cripta está instalada a Capela Imperial, construída 1952 para abrigar os restos mortais de D. Pedro I, de sua primeira esposa, D. Leopoldina, e também de sua segunda esposa, D. Amélia, todos trasladados de Lisboa.

Obelisco do Ibirapuera

Obelisco do Ibirapuera – Foto de Dornicke – Wikipédia

O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário brasileiro localizado no Parque do Ibirapuera, São Paulo. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o obelisco é o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. A construção do monumento foi iniciada em 1947 e e concluída em 1970.

O  mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) – mortos durante a Revolução de 1932 -, e de outros 713 ex-combatentes. O Obelisco feito de puro mármore travertino é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili e foi inaugurado em 1955.

Bom turismo pela maior capital da América do Sul! 🙂



21 Comentários

Deixe Comentário

Insira Por favor o resultado, para poder avançar