Elvis Presley, considerado o rei do rock, falecido em 1977, continua ainda hoje após 36 anos de sua morte, conquistando fãs e atraindo milhares de visitantes anualmente a Graceland, sua residência oficial de 1957 até 1977.

Graceland, em Memphis, era uma fazenda de propriedade de S. E. Toof, o nome Grace era uma homenagem a sua filha, que mais tarde tornou-se herdeira da propriedade e  que por acabou por doar à sua sobrinha Ruth, que em 1957 vendeu à Elvis Presley.

O famoso rei do rock realizou algumas modificações na propriedade para que ficasse de acordo com o seu gosto pessoal e  de acordo com o estilo da época; alguns consideram a decoração do local um tanto quanto escura e “densa”; mas esquecendo a questão do “gosto” do cantor, o certo é que o local mantém uma atmosfera mágica e que desperta a curiosidade de muitas pessoas.

Graceland - Mansão de Elvis Presley - Foto Site Oficial Elvis.com ©
Graceland – Mansão de Elvis Presley – Foto Site Oficial Elvis.com ©

Graceland, após a morte de Elvis passou ser aberta a visitação pública, sendo em 2006 visitada por dois líderes mundiais, George W. Bush, presidente dos Estados Unidos e, Junichiro Koizumi, ex-primeiro-ministro japonês, fã declarado de Elvis.

Graceland - Jungle Room - Foto de Egghead06 (talk)- Wikipédia
Graceland – Jungle Room – Foto de Egghead06 (talk)- Wikipédia

Famosos, não famosos, jovens ou idosos, continuam a visitar a mansão Graceland em busca de conhecer de perto os hábitos de vida do rei do rock, atraindo mais de 500 mil pessoas por ano, sendo a segunda residência mais visitada dos Estados Unidos, só perdendo para a Casa Branca.

Graceland - Foto de Maha © - Wikipédia
Graceland – Foto de Maha © – Wikipédia

Na residência, mais exatamente no Jardim Zen, local onde Elvis tirava algum tempo do dia para estar a refletir, encontram-se os túmulos de Elvis, de sua avó paterna Minnie Mae Presley, de seu pai Vernon Elvis Presley, e de sua mãe Gladys Love Smith Presley. A parte superior da mansão onde se encontram os aposentos da família como quartos, sala social, casas de banho, nunca foram fotografadas e também não se encontram disponíveis para a visitação do público.

Elvis Presley - Foto Site Oficial Elvis.com ©
Elvis Presley – Foto Site Oficial Elvis.com ©

Após a morte de Elvis, Graceland ficou sob responsabilidade de Priscilla Presley. Em 1991 a mansão foi reconhecida pelo “patrimônio histórico do Estados Unidos (national register of historic places)”. Em volta da mansão foi construído um complexo turístico contendo diversas lojas de souvenirs,  dois museus, um  cinema, três restaurantes, uma agência dos correios, enfim um verdadeiro paraíso de consumo para quem aprecia rock e é fã do eterno rei.

Site Oficial: –  Graceland – Mansão de Elvis Presley

Turismo e Reservas para Grupos
(901) 332-3322
800-238-2000, Toll-free in North America

Graceland/EPE Corporate Offices:
(901) 332-3322 or (901) 332-3329
800-238-2010, Toll-free in North America

Graceland/Elvis Presley Enterprises, Inc.
P.O. Box 16508
Memphis, TN 38186-0508

Graceland/Elvis Presley Enterprises, Inc.
3734 Elvis Presley Boulevard
Memphis, TN 38116