México - Holbox Island - Canopy Bed on Beach (Fonte:CEC-Online)

O inquérito gastronómico do Hotéis.com (website de reservas de hotéis), feito junto de mais de 3.500 viajantes em todo o mundo, concluiu que 28% dos viajantes entrevistados já escolheram os seus destinos de férias devido ao interesse pela comida e bebida locais.  Ainda,  83% dos viajantes indicaram que a comida é muito importante quando escolhem um destino de férias; e 87% afirmou que, quando de férias, prova a cozinha local, demonstrando que este é um ponto bastante importante para que um destino se mantenha atractivo em termos turísticos.

México - Holbox Island - Canopy Bed on Beach (Fonte:CEC-Online)

A comida italiana destacou-se das restantes com 21% das respostas, seguida da gastronomia francesa (12%) e tailandesa (11%). Em destaque estão também a cozinha espanhola e chinesa, ambas com 9% das respostas.   Relativamente a refeição preferida dos inqueridos 53% apontaram o o pequeno-almoço, seguido da opção das refeições nos restaurantes dos hotéis (29%).

Alguns turistas arriscam-se a experiências gastronomicas exóticas como provar pratos com formigas, macaco, crocodilo, cavalo,  girafa e… caracóis!

A conclusão do inquérito é de que a cozinha local assume papel relevante para a escolha de um destino, e vêm reforçar ainda mais
que oferta gastronómica de cada destino, assume proporções ao nível de monumentos e paisagens. Confirma-se portanto a noção crescente de que a gastronomia e a oferta, em termos de restauração, são um elemento chave para o desenvolvimento turístico de uma cidade ou região.

Sobre o Inquérito Turismo Gastronómico:

Inquérito levado a cabo entre 25 de Outubro e 8 de Novembro de 2010, através de questões online a 3557 participantes em França, Dinamarca, Singapura, Reino Unido, Finlândia, Coreia, Países Baixos, Irlanda, Espanha, Noruega, Japão, Suécia, Itália, México, Austrália, Brasil, Índia e Nova Zelândia.

Fonte: CEC-Online