Há uma coisa que me fascina quando viajo – visitar locais onde viveram grandes nomes como Balzac, Victor Hugo, Fernando Pessoa, ou conhecer museus e fundações que contenham móveis, escritos e objetos pessoais de grandes nomes da arte ou da literatura; por isso hoje venho falar sobre Fundação Casa de Jorge Amado, um dos maiores escritores brasileiros.

Jorge Amado é autor de grandes obras como ‘Dona Flor e Seus dois Maridos’, ‘Gabriela, Cravo e Canela’, ‘Capitães de Areia’, ‘São Jorge dos Ilhéus’ e muitas outras obras de igual sucesso e importância para a literatura mundial. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas como alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, russo e tcheco.

A Fundação Casa de Jorge Amado é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos cujo objetivo é preservar, pesquisar e divulgar os acervos bibliográficos e artísticos de Jorge Amado, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor e sobre a arte e literatura baianas.

Situada no Largo do Pelourinho, Salvador, capital da Bahia, a Fundação Casa de Jorge Amado, tem em seu acervo fotografias, vídeos, catálogos, escritos, trabalhos acadêmicos, etc. O Largo do Pelourinho está situado no coração da parte mais antiga da cidade do Salvador, local histórico e famoso, por isso muito fácil de encontrar. O Largo do Pelourinho, oficialmente Praça José de Alencar, é assim chamado em razão de ter sido, durante muitos anos, um local de suplício, onde os condenados eram expostos, amarrados ao pelourinho, aos olhos dos passantes e à execração pública.

Atualmente a Fundação tornou-se ponto de visita obrigatório aos turistas de outros estados brasileiros, e aos estrangeiros que visitam a cidade de Salvador. A visita garante momentos de grande intimidade com a obra e a vida deste grande brasileiro, através das fotos que lá se encontram expostas.

Saiba mais no site oficial: – Fundação Casa de Jorge Amado

Largo do Pelourinho – Salvador – Bahia
Tel: (55 71) 3321 0070
Funcionamento:
Segunda a Sexta: 10h às 18h
Sábado: 10h às 16h

Imagem e Informações colhidas no Site Oficial