Boi-Bumbá Garantido 2008 - Foto de JungleBoy - Wikipédia

A cidade de Parintins está localizada no interior do Amazonas, Parintins  é uma ilha, e fica na divisa do estado do Amazonas com o estado doPará; distante cerca de 350 km de Manaus, o  trajeto para lá pode ser feito de avião ou de barco.  Anualmente decorre no final do mês de Junho o famoso Festival de Parintins, que foi criado no ano de 1964 pela população local.

Boi-Bumbá Garantido 2008 - Foto de JungleBoy - Wikipédia

O Festival de Parintins conta até com um Bumbódromo, local onde decorrem os desfiles do  Boi Garantido e do Boi Caprichoso. O Festival de Parintins é muito bonito e asemelha-se ao carnaval que decorre em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém com a diferença de que sempre conta  mesma história.

Para quem nunca ouviu falar o Boi Garantido (de cor ) e o Boi Caprichoso (de cor azul) conta a história de um casal Dona Catrina e “Seu” Francisco, onde  a esposa Dona Catrina ao ficar “prenha” tinha desejos de comer língua de boi;  “Seu” Francisco como todo bom marido atende ao desejo da esposa e mata o boi preferido do seu patrão, que descobre o ocorrido. Desesperado o patrão manda chamar com urgência o padre da paróquia local e o pajé de uma tribo indígena com o objectivo de salvar o ‘boizinho’. O boi finalmente é ressucitado, e o casal é perdoado pelas autoridades religiosas o padre, o pajé e o patrão.

Personagens do Festival de Parintins:

* Apresentador oficial, que comanda todo o espetáculo;
* O Amo do Boi, dono do boi;
* Sinhazinha da Fazenda, filha do dono do boi;
* Figuras Típicas Regionais e Lendas Amazônicas;
* Porta Estandarte, Rainha do Folclore e Cunhã-Poranga (moça mais bonita da tribo);
* Tribos, são os participantes do desfile;
* Ritual do Pajé (poderoso curandeiro e temido feiticeiro, que faz a dança da pajelança);
* Galera (torcida dos bois);
* Jurados, são sorteados na véspera do Festival e todos vêm de outros estados.

Turistas de todo o Brasil e do exterior anualmente visitam Parintins para assistir aos festejos, são 3 noites de festança, onde são apresentados ao público alegorias, encenações, desfiles, costumes ribeirinhos, rituais indígenas, e lendas. Um show imperdível de cultura e tradição nativa. Os preços variam,  mas geralmente para os 3 dias de festa pode-se encontrar de R$ 350,00 até R$ 490,00 mais 10% de taxas de Serviço. Muitas agências de viagens organizam excursões e pacotes turísticos para quem quer assistir o Festival de Parintins, bem como aproveitar a oportunidade para conhecer melhor o Amazonas.

Ao comprar o pacote turístico não se esqueça de perguntar se os ingressos para o Festival de Parintins já estão incluidos no preço do pacote turístico, assim você evita surpresas desagrádaveis. Bom festival à todos!