Decorrerá em Tomar, de 02 a 11 de Julho de 2011 a Festa dos Tabuleiros, uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal. Segundo historiadores a festa teve origem nas festas de colheitas à deusa Ceres, e posteriormente foi cristianizada pela Rainha Santa Isabel, que a determinou como a Congregação do Espírito Santo que juntava ricos e pobres sem qualquer distinção e que ocorria no Domingo de Pentecostes.

Veja abaixo o vídeo que mostra uma reportagem sobre a Festa dos Tabuleiros em Tomar realizada em 2007:

A principal atração da Festa dos Tabuleiros é o desfile ou procissão, com tabuleiros representando as 16 freguesias do concelho, que percorre cerca de 5 Km, por entre colchas pendentes nas janelas, milhares de visitantes nas ruas e uma chuva de pétalas que cai entre as pessoas. Turistas de todo Portugal e de países vizinhos comparecem a festa para apreciar a beleza da tradição local!

São diversos os cortejos que fazem parte da Festa dos Tabuleiros, uma mais bonito que o outro, e com certeza todos encantadores e que farão com que o turista queira regressar para poder assistir os festejos novamente. Não perca programe-se e compareça em 2011 a Festa dos Tabuleiros em Tomar!!!! 🙂