Decorrerá de 19 a 29 de Agosto de 2011, a 56ª  Festa do Peão de Barretos 2011, em Barretos, no estado de São Paulo (Brasil). A festa é tradicionalmente organizada e promovida pelo clube “Os Independentes“. O evento é um dos mais esperados no mundo dos rodeios,considerado atualmente a mais importante referência cultural sertaneja do interior brasileiro. Anualmente a  Festa do Peão de Barretos decorre em clima de grande expectativa já que participam dela os melhores peões do Brasil, e grandes artistas ícones da música sertaneja.

Barretos recebe nesta época do ano, turistas de todo o Brasil e do exterior, em especial americanos oriundos do Texas. Na festa do peão de Barretos 2011, os participantes dos rodeios disputarão prêmios em dinheiro e automóveis, onde o público poderá assistir várias modalidades dentre elas:

* Três Tambores, única prova feminina;
* Touro, a modalidade mais radical do rodeio mundial;
* Team Penning, modalidade de apartação, muito comum na lida, no dia a dia das fazendas;
* Sela Americana, montaria em cavalos;
* Cutiano, montaria em cavalos praticado apenas no Brasil;
* Bulldog, o  competidor tem que imobilizar um boi sem o uso de quaisquer equipamentos;
* Bareback,  faz com que o competidor fique praticamente “deitado” sobre o dorso do animal.

Arena de Rodeio em Barretos- Foto de Cacobianchi - Wikipédia

Também na Festa do Peão de Barretos  decorre  o concurso do Berrante (instrumento feito de chifre de boi e detalhes em couro que é utilizado pelos peões de boiadeiro), onde o Berranteiro deverá demonstrar saber os 5 toques principais do berrante. Um show único e inesquecível para quem curte o estilo country. Para além disso tudo ainda tem a  a dança catira que faz parte do folclore da Festa, onde grupos (moças e rapazes)  vestem-se como cowboys e executam passos de dança aliados ao sapateado e ao bate-palmas. Imperdível.

Se você tiver interesse em conhcer a Festa do Peão de Barretos programe-se com antecedência, já que o evento é um dos mais concorridos do Brasil, e os ingressos costumam-se esgotar rapidamente.