O Penha Longa Hotel Spa & Golf Resort convida-o a participar, no dia 13 de Junho de 2011, na Festa da Nossa Senhora da Saúde. A Festa da Nossa Senhora da Saúde é uma tradição na Quinta da Penha Longa, que celebra esta data todos os anos desde o século XVII.

A tradição teve início por volta do ano de 1516 quando a peste assolou Portugal, e os os habitantes locais procuraram refúgio dentro do Convento da Penha Longa com o objectivo de rogar a intervenção da Virgem para que os protegesse e salvasse da peste. Segundo conta a lenda, a graça foi obtida porque nem os monges nem osperegrinos que lá estavam foram sucumbidos pela peste, todos saíram ilesos. Desde então, realiza-se uma procissão e uma missa em honra à Virgem no 50º dia a seguir ao Domingo de Páscoa.

Seguindo a tradição local, turistas, visitantes e moradores locais (Sintra e Cascais) vêm à procissão para honrar a Virgem, para pagar promessas ou apenas para participar, com o pretexto para passear e participar nas diversas merendas e confraternizações.

Festa da Nossa Senhora da Saúde – Dia 13 de Junho de 2011

10h00 – Abertura da Igreja da Penha Longa.
12h00 – Missa em honra da imagem milagreira (com cânticos).
13h00 ás 21h00 – Arraial Popular no Jardim do Cerco com bancas & tasquinhas e animação com o Grupo Musical “ Cantos de Cá”
21h00 – Procissão no recinto da Quinta da Penha Longa.

Fonte: Grupo GCI