O Panamá situado na América Central, por muito tempo esteve escondido à sombra do seu mais famoso canal. Mas agora foi descoberto que este país é um importante polo turístico, cheio de belezas naturais nos parques nacionais e com uma riquíssima cultura e mistura de etnia e religiões.

Chegando ao país você pode perceber que ao lado dos prédios históricos estão os arranha-céus. Há prédios históricos tombados pela UNESCO, como o Casco Viejo, considerado patrimônio da humanidade.

Um dos pontos turísticos é o Museo del Canal Interoceánico de Panamá. É o melhor museu de toda a Cidade do Panamá e uma parada obrigatória. Aqui você encontra documentos históricos e exibições interativas que contam a história do país desde o período pré-colombiano, até os dias atuais.

Outro museu que você deve visitar é o Museo Antropológico Reina Torres de Araúz, que tem um acervo de mais de 15 mil peças pré-colombianas, além de artefato das tribos. Há ainda o Museo Afroantillano, que presta um tributo aos 30 mil índios que trabalharam na construção do Canal. Já o Museo de Arte Contemporáneo é o único do país e exibe uma vasta coleção de pinturas à óleo e aquarela de artistas do país.

Os Murais do Canal do Panamá são capazes de deixar qualquer um de boca aberta; eles ficam no prédio da Autoridad del Canal de Panamá e impressionam pela cúpula de vidro que tem no lobby, circundada por quatro murais que contam a história dos heróis que lutaram e construíram o canal.

O Mi Pueblito é um vilarejo que você vai ter a impressão de ter voltado ao século 19; aqui há reprodução de toda vida e etnias panamenhas. A Panama Viejo é a região onde tem as ruínas da antiga capital das Américas; são 23 hectares onde você pode explorar um dos maiores sítios arqueológicos, além é claro de você aproveitar para ver o parque que tem pistas de corrida e uma das mais belas vistas panorâmicas do Panamá.

Já o Casco Viejo é um simpático e charmoso bairro da cidade do Panamá. Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, tem todo o charme da mistura da cultura e arquitetura italiana, espanhola e francesa, além de um belo calçadão a beira-mar.

O clima no Panamá é tropical, quente e úmido, com noites frescas. Somente a área mais baixa, na costa do Pacífico, tem uma estação seca durante boa parte do ano. A temperatura média térmica anual em ambas as costas é de 27 °C e de 10 °C a 19 °C nas montanhas. As chuvas mais intensas caem entre março e setembro.

E para terminar o roteiro, que tal dar uma passada em Calidonia e La Exposición onde você encontra as melhores hospedagens e mais baratas também; um excelente local para boas caminhadas.

Foto: Wikipédia