Para quem gosta de clima frio e pretende conhecer um pouco mais da América do Sul, a Patagonia é uma boa opção para férias. A Patagonia localiza-se no extremo sul do continente americano, composto por Chile e Argentina.

Região extremamente fria, com temperaturas a rondar os 10/12 graus no verão e abaixo de zero no inverno, a região é cercada pelos oceanos pacifico e atlantico. Tem como animal emblemático a representa-la o Lhama, e possui uma vasta fauna, sendo considerada um dos maiores parques naturais do mundo.

Um excelente roteiro de férias para quem busca frio, e contacto com a natureza.

A Patagônia é um território onde saem excursões e frotas para a Antártida, onde venta a maior parte do ano e é um local que abriga diversos leões-marinhos, pinguins e grandes geleiras.

A Patagônia é um local aconchegante e na sua rua principal vai encontrar boas lojas e guias para te levar para vários passeios. Em El Calafate você pode fazer um mini trekking em uma parte estável do Glaciar Perito Moreno; para isso é claro que você precisa estar bem agasalhado.

O passeio está cheio de paisagens inesquecíveis e pequenos lagos com cores fantásticas; o trajeto dura uma hora e meia e neste meio tempo aconselha-se que você beba da água das geleiras para se manter hidratado, elas são potáveis.

Outro passeio inesquecível em El Calafate é chamado de Todos os Glaciares; dura o dia todo. A diversão começa nos catamarãs, de onde você pode apreciar as cordilheiras dos Andes, icebergs e geleiras. Depois do desembarque você caminhará por 800 metros por um bosque no Parque Nacional Los Glaciares até se chegar à lagoa Onelli com sua bela paisagem formada pelas geleiras. Ao se voltar para os catamarãs, tem mais espetáculo das geleiras.

Outro passeio interessante a ser feito é seguir os passos de Darwin e descobrir o mesmo que ele viu para poder escrever A Origem das Espécies. Até o barco que o transportará é uma replica do usado. O passeio tem acompanhamento de guias e um antropólogo.

Quem visita a Patagônia tem que estar à procura e com disposição para verdadeiras aventuras gélidas, já que todos os passeios são um misto de exuberantes paisagens e muita disposição.

A melhor época para viagens é de setembro a março, já que o verão derrete parte do gelo o que facilita o acesso aos locais e os dias são mais longos e o sol destaca o colorido das geleiras e do horizonte.

Foto: Wikipedia

Deixo-vos abaixo alguns sites relevantes sobre a Patagonia:

Portal Patagonia

Zone Destino Aventura | Patagonia

Alma de Viajante | Patagonia

Parque Nacional dos Glaciares