Nossa Senhora Harissa - Foto de Serge Melki (Flickr)

Se você pensa que Beirute no Líbano não tem nada a oferecer no que diz respeito a turismo está totalmente enganado. Beirute é simplesmente lindo!!! Viajar para o Líbano significa que você vai adentrar um país que tem uma das mais marcantes misturas de culturas que você já viu. E isso se torna muito mais evidente tendo como cenário principal as belezas do Mar Mediterrâneo. Além de toda essa mistura, Beirute ostenta muitos bares, restaurantes, belos hotéis e é claro a fama de ser considerado a Paris do Oriente Médio.

É por tudo isso que você já pode imaginar as belezas que te esperam em Beirute e no Líbano. Para começar a sua visita a Beirute, vá até Pigeon Rocks, uma formação rochosa onde você pode apreciar a bela vista do Mediterrâneo. Aqui ainda há cafés badalados e restaurantes que são o puro charme.

Depois você pode ir até a torre construída pelos franceses e que se chama Solidére Clock Tower. E daqui chegar até o National Museum of Beirut que é o principal museu de todo o Líbano e tem mais de 100 mil objetos de diferentes épocas.

Você pode ainda ver a Catedral Grega Ortodoxa de Saint George construída em 1767 e é a igreja mais antiga de Beirute e uma das mais antigas do Líbano; o detalhe mais marcante da construção fica no seu interior: é o altar riquíssimo em detalhes.

Nossa Senhora Harissa - Foto de Serge Melki (Flickr)

Outro monumento religioso que vale a pena ser visto é a Mesquita Al-Omari, construída em 1115 e no seu começo funcionou como igreja católica e somente mais tarde, em 1921 foi transformada em mesquita. Beirute ainda guarda algumas relíquias das épocas romanas, como as Termas Romanas; na verdade elas ficam em um sitio arqueológico descoberto em 1969 e esteve em atividade até pouco tempo atrás, em 1997.

Depois disso, você pode ver a Muralha Medieval, que são os resquícios das muralhas que cercavam Beirute. E por fim, você pode acabar o seu passeio por dois locais; o primeiro é Corniche o calçadão que margeia o Mediterrâneo e é o local onde os moradores de Beirute fazem as suas atividades, a noite você pode apreciar a vista das estrelas e se deliciar em algum dos restaurantes ou bares do local.

Caminho de Harissa - Foto de Serge Melki (Flickr)

Você deve ir também até AUB Museum que fica aberto de segunda-feira a sexta-feira e concentra o mais antigo acervo de toda a Beirute e aqui é o local ideal para você conhecer muito sobre o Líbano. Prepare-se pois em Beirute há hotéis deslumbrantes e luxuosos dentre os quais cito: Intercontinental Le Vendome Hotel, Intercontinental Phoenicia Beirut Hotel,  Sheraton Four Points Hotel, e Palm Beach Hotel.

Para quem aprecia esqui na neve, poderá ir ao norte do Líbano esquiar nos Cedros a 1.000 metros de altitude. O esqui pode ser praticado entre dezembro e abril, que são os meses mais  frios na região. Nos Cedros é possível encontrar lojas, restaurantes, hotéis; bem como instrutores profissionais e equipamentos necessários.

Pontos turísticos de Beirute:

– Santuário Nossa Senhora Harissa
– Jeita Grotto (Gruta)
– Passeio Maritimo de Corniche
– Palácio de Beit Eddine
– Templo de Baalbeck