Manuel J. Gandra

Para quem estiver em Portugal a esta altura, há uma bélissima Exposição de Amuletos, Fetiches e Talismãs com objectos e documentos integrantes da Colecção Privada do professor Manuel J. Gandra, um dos maiores estudiosos do Esoterismo e Simbolismo em Portugal, e ainda alguns artefactos do Centro de Estudos Arqueológicos (CEA) da Câmara Municipal de Oeiras.

Manuel J. Gandra

A Exposição é  uma narrativa e viagem pela história dos objectos a que a cultura popular tem atribuído desde há séculos a capacidade de protecção contra os infortúnios, fixando ou repelindo o mal produzido por espíritos e entidades sobrenaturais conscientes e poderosas.

A Exposição estará patente ao público até 29 de Janeiro de 2011, de terça a sábado (excepto feriados) das 14h00 às 18h00.

Exposição de Amuletos, Fetiches e Talismãs

No total, são cerca de 400 peças, incluindo as tradicionais Cabeça de Víbora, Mão de Toupeira, Ferradura, Figa, Mão de Fátima, Pedra de Raio e o Sagrado Coração de Jesus.

Manuel J. Gandra ressalta que: “Os amuletos (do latim, amuletum) podem ser rastreados em Portugal desde a pré-história, mas foram, todavia, os fenícios os responsáveis pela divulgação no ocidente de muitos dos que já haviam propagado antes no Mediterrâneo”.

A mostra é promovida pela Câmara Municipal de Oeiras e produzida pela revista Flor de Lótus.

Livraria-Galeria Municipal Verney / Colecção neves Sousa
R. Cândido dos Reis, nº90/90A
Oeiras
Tel: 21 440 83 29

Fonte: Flor de Lótus