Évora - Foto Felicity e Phillip - Rei-Artur (Wikipédia)

A cidade de Évora é conhecida como o recanto feliz de Portugal, famosa como mais uma das pequenas maravilhas Lusitanas,é um dos roteiros alentejanos mais interessantes e que não pode ser esquecido por quem visita Portugal. Évora fica perto de Lisboa, no sul de Portugal, na região de Alentejo. Chegando a Évora você pode perceber que boa parte das suas muralhas conserva os traços históricos da cidade, como os monumentos que são datados de épocas remotas. Évora ainda tem um belíssimo e rico centro histórico que foi antigamente habitado pelos romanos e que até hoje guarda resquícios da passagem desse povo por Évora. Um desses vestígios romanos em Évora é o templo romano chamado de “Templo de Diana”.

Para curtir Évora, você pode sentar na praça do seu centro histórico e tomar um bom café e observar a grandiosidade de monumentos que o centro abriga. É um bom local para você descansar e ainda ver uma boa parte do que Évora lhe oferece, bem como observar os hábitos da população local.

Évora - Foto Felicity e Phillip - Rei-Artur (Wikipédia)

Outro marco de Évora que você deve visitar é a Catedral de Santa Maria com arquitectura gótica,  sua entrada principal está toda decorada com esculturas que representam os apóstolos; adentrando a catedral você pode ver também o Museu de Arte Sacra , com destaque para a ”Adoração dos Magos”.

Próximo da Catedral, você pode ir até o Museu da Cidade, que possui uma ótima coleção de pinturas e esculturas em pedra da Idade Média e da época do Renascimento. Tudo isso misturado com cerâmicas, azulejos e jóias. Outro local que você pode visitar é o Convento de São João Evangelista, aqui fica uma pousada chamada de Pousada dos Lóios. Você verá aqui o que é literalmente viver respirando história em cada pedra e objeto que há dentro da pousada. E não saia da pousada sem provar alguma delicia gastronômica.

Outro ponto interessante de Évora é a Universidade de Évora. Antigamente o local era um colégio de Jesuítas. O ponto mais interessante daqui é a Sala dos Actos, que incluiu uma antiga igreja do século XVI e de estilo maneirista.

Você ainda pode visitar o Convento de Nossa Senhora da Graça do século XVI, a Igreja de São Francisco em estilo gótico, o Palácio de Dom Manuel do século XVI em estilo gótico e renascentista. Já a Praça de Giraldo fica no centro urbano de Évora e tem a fonte Henriquina e a Igreja de Santo Antão e o Paço dos Estaus. Como você pode ver história é o que não falta em Évora.

Em Évora você encontrará belas paisagens, trigais, riachos, igrejas monumentais, casario branco, ruas medievais, praças históricas, rica gastronomia, artesanato original, tradições e sabores únicos!

Templo Romano de Évora - Foto Flissphill - Rei-Artur (Wikipédia)

Os principais monumentos da cidade de Évora:

– Templo Romano de Évora
– Sé Catedral
– Igreja de São Francisco
– Capela dos Ossos
– Palácio de D. Manuel
– Convento de Lóios

Outros pontos de interesse em Évora:

– Universidade de Évora
– Museu de Carruagens
– Convento dos Remédios
– Museu de Évora

* Para maiores informações visite: – Guia Turistico de Évora