Estação da Luz em 1900 - Foto de Guilherme Gaensly - Wikipédia

A Estação da Luz foi construída em  1867 no final da século XIX com o objetivo de sediar a recém-criada Companhia São Paulo Railway, de origem britânica e desta feita ‘criar’ um ponto de parada na capital paulistana que ia de Santos a Jundiaí.Nas primeiras décadas do século XX, foi a principal porta de entrada à cidade de São Paulo e onde desembaracaram a maioria dos imigrantes que chegavam a capital de São paulo; por ali passava o café a ser exportado no porto de Santos, assim como também ali  chegavam bens de consumo e de capital importados que abasteciam a cidade.

Estação da Luz em 1900 - Foto de Guilherme Gaensly - Wikipédia

A atual Estação da Luz foi construída entre 1900 e 2010, no lugar da original Estação da Luz de 1867. O projeto é de autoria do engenheiro inglês Henry Driver, sendo similar à Flinders Street Station, uma estação existente em Melbourne ( Austrália), mas muitos historiadores citam a Estação da Luz como uma réplica do Big Ben de Londres. A sua estrutura metálica que lhe dá sustentação é de ferro fundido e foi toda trazida da Inglaterra.

Estação da Luz em 2010 - Foto de Cralize - Wikipédia

Nas décadas de 90 e 2000 a Estação da Luz passou por uma profunda reforma e recebeu o Museu da Língua Portuguesa que é um museu  interativo sobre a língua portuguesa,e  foi criado com o objectivo de  manter um espaço vivo obre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna.

Parte Interna da Estação da Luz - Foto de Silvio Tanaka - Wikipédia

O ‘Expresso Turístico’ local  é composto por locomotivas de capacidade para 170 pessoas é uma linha turística já em funcionamento faz viagens ligando a Estação da Luz em São Paulo, Paranapiacaba  e Jundiaí. O expresso forma uma grande malha turística ao longo das linhas da CPTM, fazendo a ligação do Circuito das Frutas  às grandes cidades da Grande São Paulo e sucessivamente ao distrito de Paranapiacaba, na serra do mar, em Santo André, também na Grande São Paulo.

Estação da Luz
Praça da Luz, 1 – Luz – São Paulo (Metrô Luz)
Tel.: 0800-55-0121