Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra - Foto de Karinecyril © - Wikipédia

Coimbra berço do amor de D.Pedro e Inês de Castro, capital do Distrito de Coimbra, localizada no Centro de Portugal é a principal cidade da região, situada nas proximidades do Rio Mondego, tem cerca de 140.000 habitantes nas freguesias do seu concelho. Uma música que descreve Coimbra e que para mim é o Hino da Cidade, é a famosa música ‘Coimbra é uma lição’ de  autoria de José Ferrão e Raul Galhardo. Os versos falam por si…

Coimbra do Choupal,
Ainda és capital
Do amor em Portugal…
….Coimbra, onde uma vez,
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês…
…Coimbra é uma lição
De sonho e tradição ….

Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra – Foto de Karinecyril © – Wikipédia

Coimbra tem  319,4 km² de área, e é dividida em 31 freguesias.Cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, é também sede de umas das Universidades mais antigas e mais famosas do mundo a Universidade de Coimbra.

Tal como todo o resto de Portugal, lá também o fado embala os turistas, mas é um pouco diferente do fado conhecido em Lisboa. O fado de Coimbra está  ligado às tradições académicas da Universidade  de Coimbra e caracteriza-se por uma guitarra com  estrutura e configuração própria. Sendo exclusivamente cantado por homens e tanto os cantores como os músicos usam o traje académico: calças e batina pretas, cobertas por capa de fazenda de lã igualmente preta.

Canta-se à noite, quase às escuras, em praças ou ruas da cidade. Os locais mais típicos são as escadarias do Mosteiro de Santa Cruz e da Sé Velha. Coimbra é uma cidade romântica, tendo conhecido nos amores proibidos do rei Dom Pedro e Dona Inês um dos seus episódios mais marcantes.

Há muitos percursos turísticos na cidade como os Passeios de barco no Rio Mondego, ou o percurso que explora a vida e obra de Lúcia de Jesus, a visita guiada pela mata do Choupal, os passeiso pelo Jardim Botânico, viagem panorâmica num autocarro aberto de dois pisos, roteiro Torguiano, visitas Guiadas sob a temática da Rainha Santa Isabel, ou Visitas Guiadas sob a temática de Santo António.

Saiba mais no site:  – Turismo de Coimbra

Pontos Turísticos de Coimbra:

-Mata Nacional do Choupal
-Mata Nacional de Vale de Canas
-Penedo da Saudade
-Portugal dos Pequenitos
-Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (Coimbra)
-Universidade de Coimbra
-Parque Verde do Mondego
-Biblioteca Joanina
-Pavilhão Centro de Portugal
-Estádio Cidade de Coimbra
-Parque de Santa Cruz ou Jardim da Sereia
-Jardim Botânico de Coimbra
-Mosteiro de Celas
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Mosteiro de Santa Cruz
-Portugal dos Pequenitos
Sé Velha de Coimbra
Sé Nova de Coimbra
-Torre de Almedina
-Torre de Anto
Guia da Cidade:
http://wikitravel.org/pt/Coimbra

Melhores Hoteis:
Grande Hostel de Coimbra
Hotel Ibis Coimbra