É impossível passar por Visconde de Mauá (município de Resende, estado do Rio de Janeiro) e não se lembrar de toda a natureza preservada, das vilas, montanhas e cachoeiras do alto da Serra da Mantiqueira. A tranquilidade e o clima tropical de montanha movimentam a região todo o tempo. Mas alguns passeios turísticos ganham destaque entre as três Vilas, e garantem toda a diversão aos visitantes.

Passeios em Visconde de Mauá
Paisagens – Visconde de Mauá

Na Vila de Maringá está localizada a Alameda Gastronômica, principal centro comercial de Visconde de Mauá. Andar pela rua já garante um longo passeio, pois é ali que está concentrado o maior número de pousadas, hotéis, lojas, artesanatos, e principalmente restaurantes e bares que oferecem desde pratos mais caseiros quanto outros mais requintados.

alameda-gastronomica-visconde-de-maua
Alameda Gastronômica em Visconde de Mauá

Uma dica para passar o tempo e conhecer as maiores cachoeiras da região é o Passeio dos Gigantes, realizado pela agência de turismo Remorini. O visitante passa pelas três maiores quedas d’água de Visconde de Mauá – Paiol, com 120 metros; Brumado, 90 metros; e 5 Estrelas, com 200 metros e a única das três que pode ser utilizada por banhistas.

Queda d'Água em Visconde de Mauá
Queda d’Água em Visconde de Mauá

O passeio é acompanhado por guias, que explicam um pouco mais dos pontos históricos, com direito a paradas em mirantes e a possibilidade de ter a melhor vista a partir do Mirante Zé Manuela, na Serra Verde, a 1.800 metros de altitude. As vilas com as simples e charmosas casinhas, e a famosa Pedra Selada, completam a bela paisagem local.

Passeios em Visconde de Mauá
Visconde de Mauá

Outra atividade bem procurada é a visita aos pesqueiros das Vilas, que duram um dia todo, principalmente se feitas em grupos de amigos ou entre familiares. É o caso do Pesqueiro Karijó, na altura do Vale da Capelinha; o Pesque e Pague Rio Preto, no Vale do Rio Preto; e duas opções no Vale de Santa Clara: o Truta Rosa, mais requintado; e o Restaurante Trutas da Floresta, com ambiente mais rústico.

visconde-de-maua
Placas Indicativas em Visconde de Mauá

Além desses passeios, é possível se divertir nas próprias pousadas e chalés da região, muitos deles com piscinas naturais, cascatas, cachoeiras, jardins, e opções confortáveis dentro dos quartos. O mesmo acontece com os restaurantes nas Vilas de Maringá, Mauá e Maromba, onde o visitante pode apreciar a boa gastronomia (com pratos especializados em trutas e a base de pinhão), e ainda conhecer um pouco mais de toda a redondeza pelo caminho.

Para quem gostou do post, acesse : Hotéis e Pousadas em Visconde de Mauá para saber mais informações sobre pousadas em Visconde de Mauá e boa viagem!