No dia 18 de Abril de 2013, celebra-se em Portugal, o Dia dos Monumentos e Sítios. Em comemoração a data, a Parques de Sintra preparou um programa especial e gratuito com visitas guiadas para grupos restritos de 20 a 25 pessoas ao Palácio da Pena (com o Diretor, António Nunes Pereira), e ao Palácio de Sintra por especialistas em azulejaria.

A visita ao Palácio da Pena, que passará por “pontos-chave” do Palácio, terá lugar pelas 11h00, onde Arquiteto e Diretor do Palácio, António Nunes Pereira, conduzirá uma visita sob o tema “D. Fernando II e o Palácio da Pena – o “refazer” da Identidade Nacional da perspetiva de um Centro-Europeu”.

Dia dos Monumentos e Sítios
Palácio da Pena – Sala Árabe – Foto EMIGUS ©

No Palácio de Sintra a celebração do Dia dos Monumentos terá lugar em dois horários (11h00 e 14h00), intitulando-se “Ver e sentir os azulejos do Palácio Nacional de Sintra”. Aqui, o público poderá contactar diretamente com os azulejos do Palácio, manusear alguns exemplares e obter informações sobre a sua tipologia, fabrico, época, entre outras informações. Posteriormente os participantes farão uma visita guiada ao Palácio, com os guias especializados da Parques de Sintra.

Todas as visitas são gratuitas e é necessária inscrição prévia (Informações e inscrições: 21 923 73 00 / npa@parquesdesintra.pt)

Dia dos Monumentos e Sítios
Palácio de Sintra – Sala dos Brasões – Foto de Luis Pavão ©

Fonte: Maria Alcaparra – Comunicação Parques de Sintra – Monte da Lua