Corrida de São Silvestre 2009

A Corrida de São Silvestre, é a corrida de rua internacional mais famosa do Brasil, por isso atrai turistas e atletas de todo o mundo.  Com um percurso atual de 15 km, a corrida de rua de São Silvestre este ano de 2010 em sua 86ª Edição, é  realizada anualmente no dia 31 de dezembro, e sua primeira edição  foi realizada em 31 de dezembro de 1925. Dado importante é o fato  de que, ao contrário de outros eventos desportivos tão ou mais  antigos, a Corrida de São Silvestre nunca deixou de realizar-se,  nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial. O nome São Silvestre é homenagem ao  papa da Igreja Católica, canonizado também neste dia, anos depois, no quarto século da Era Cristã.

Corrida de São Silvestre 2009

Originalmente a Corrida de São Silvestre  era restrita a homens e  exclusivamente a moradores da cidade de São Paulo, nos anos seguintes competidores de outros estados foram aceitos. Em 1945 foi liberada a participação de estrangeiros, mas apenas para corredores convidados provenientes de outros países da América do Sul. A corrida permaneceria restrita a homens até 1975, quando as Nações Unidas declararam aquele ano como o Ano Internacional da Mulher. Os organizadores da São Silvestre aproveitaram o momento para realizar a primeira corrida feminina no mesmo ano.

A Corrida de São Silvestre até  1988 era era realizada à noite, geralmente iniciando-se às 23:30, de forma que os primeiros classificados cruzavam a linha de chegada por volta da meia-noite; mas a partir de 1989, o  horário de início da corrida foi alterado, passando às 15 horas para mulheres e às 17 horas para homens. A  distância a ser percorrida, que variava quase que anualmente (geralmente entre 6,5 e 8,8 km) foi definitivamente fixada em 15 km, o mínimo exigido pela Federação de Atletismo. O percurso de 15 km não é nada fácil em razão ao intenso calor do verão brasileiro e os obstáculos geográficos a serem superados.

Corrida de São Silvestre 2009

O maior vencedor de todos os tempos é, no momento, Paul Tergat, do Quênia, que venceu a prova 5 vezes (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000.

No feminino jamais esqueceremos a querida portuguesa Rosa Mota que venceu a prova 6 vezes (1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986)  considerada por muitos como uma das melhores corredoras do século XX. Em todos os anos o nome de Rosa Mota  é lembrado em São Paulo com saudades, e  em razão da extrema simpatia com que ela tratava os brasileiros;  e pela figura carismática que ela sempre foi.

Percurso Corrida de São Silvestre 2010 (Fonte Gazeta Esportiva)

Este ano de 2010, com 21 mil competidores, a prova começa às 14h45 para os atletas com deficiência. As mulheres largam às 16h30 e os homens às 16h47. 🙂 A corrida é televisionada em diversos países, por isso se você não estiver no Brasil também poderá assistir na sua tv.

Fonte: – Site Oficial Gazeta Esportiva – Corrida de São Silvestre

2 COMENTÁRIOS

  1. ola!muito bom ver estas corridas,fico a me lembrar quando fiz minha 1p corrida ,foi um sufoco com pouco treino subi a consolacao vendo estrelinhas quase no fim da av alcasei a rosa mota finquei o pe junto com ela ate o meio da av paulista de repemte ela deu um tiro q sumiu da minha vistanunca mais alcancei ela tou ate hojeeu procuro a rosa so fiquei com o espinho …foi bom um abraco todos os organiadores e a todos os atletas da epoca valeu rosa mota . bbjj, do seu admirador de coridas .

  2. Desde a primeira São Silvestre, quando era transmitida pela rádio e até hoje, pela TV, nunca perdi uma transmissão. Parabenizo os organizadores por todo este trabalho de divulgação do início até hoje. Pra mim não existe nenhum outro compromisso que vai ma fazer perder estas corridas. Com certeza, a morte sim! Um abração pra voces

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here