Muito se tem falado sobre a honra e o orgulho que o Brasil terá de ‘receber’, ou ser sede  do maior evento desportivo do mundo, a Copa do Mundo Brasil 2014. Porém muitos também se esquecem de que o Brasil apesar de ser um país grande e supostamente estar numa fase áurea, não tem nenhuma infra estrutura para um evento deste porte. Porque? Por muitos motivos
que posso enumerar abaixo:

 

1- Falta de Segurança

Para além da total falta de segurança que os brasileiros enfrentam nas ruas diariamente, com assaltos, homícidios, latrocínios, e sequestros relâmpagos; temos que pensar que um evento de porte reúne povos (atletas e turistas) de todo o mundo. Sendo assim, como em todo e qualquer evento deste nível, é preciso que a segurança seja redobrada no sentido de se evitar ataques terroristas. Será que já pensaram nisto? Quem fará a segurança nos estadios, aeroportos, hotéis e ambientes de grande concentração de atletas e público em geral? Por favor não digam que será a apenas a polícia militar.

2- Infra-estrutura dos Aeroportos

Se por causa de um vulcão que entrou em erupção na Islândia em 2010, o Aeroporto Cumbica em  São Paulo virou um caos generalizado; imagine só o que acontecerá nos aeroportos das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo Brasil 2014, que não têm um aeroporto como o de São Paulo (cidade  mais rica do país); que diga-se de passagem é um aeroporto gigantesco.

3- Estádios

Se São Paulo que é a cidade mais rica do Brasil, está tendo problemas com obras em atraso em razão de não ter estádios condizentes com o que a FIFA exige para sediar um jogo, imagine só as outras cidades. Aliás, será que os estádios que estão sendo reformados estarão prontos em tempo hábil. Isso sem falar dos milhões de dólares que serão gastos na construção e reforma de estádios que pouco serão usados posterior ao evento da copa do Mundo 2014.

4- Hotéis

Segundo a mídia, serão construídos hotéis em lugares longínquos, o que acontecerá com estes hotéis depois do término da Copa do Mundo 2014? Já não basta o aeroporto de São Paulo ser quase 40 km longe da capital, e termos de sair de casa com 5 ou 6 horas de antecedência para conseguirmos chegar a tempo para não perder um vôo internacional?

5- Transportes Públicos

Os transportes públicos brasileiros são caóticos, nem em  São Paulo, onde existem várias linhas de Metro, é possível  viajar confortávelmente. Em horários de picos como 8h00 e 18h00 é impossível conseguir adentrar a um vagão do Metro. Será que ninguém pensou nisso? Como é que os turistas irão se locomover num país deste? Vão de táxi? Vão de ônibus lotado, em pé, sem ar condicionado, sem ventilação?

6- Hospitais Públicos

Os hospitais públicos no Brasil inteiro são vergonhosos, não há leitos, não há remédios, é impossível ser atendido sem antes esperar 10 ou 12 horas nas filas, isso para não falar que uma pessoa com um problema grave de saúde como um AVC pode ficar 48 horas sentada numa cadeira a espera de atendimento. Porque? Porque não tem médico suficiente para tanta gente, porque não tem estrutura, porque não há enfermeiros suficientes, não há nada. Alguém já parou para pensar o que vai acontecer se um estrangeiro precisar de atendimento de emergência? E para completar…’Ai daquele que reclamar’, confrontar funcionário público no Brasil é crime e passível de prisão. Tem placas informando isso nos hospitais.

Não sou anti-patriota, sou realista, porque vivencio isto há décadas; e sinceramente revolta-me saber que tanto dinheiro será gasto para o evento, sendo que no Brasil falta educação, falta saneamento básico, falta saúde, e  impera a pobreza e a miséria. Sim há milionários, sim há riqueza, nas mãos de poucos. Agora vão dizer, pois mas o evento levará para o Brasil milhares de turistas que irão gastar dinheiro, e isso vai aquecer o mercado financeiro, as vendas, o comércio, e etc, e etc. Sei, vai sim, vai entrar muito dinheiro, e depois? Alguém também já parou para pensar na inflação, e em quanto vão estar custando as coisas básicas no Brasil na época da Copa?

Porque é que ninguém se mobiliza para que sejam construídos hospitais dignos, para que sejam construídas creches e escolas, bibliotecas, etc, etc, etc? Já pararam para pensar o que vão dizer do Brasil lá fora? Que triste não terem pensado nisso antes, mais uma vez o país será desmoralizado e com razão. Reclamar do que não é? Faz a fama e deita na cama. Lamentávelmente triste!