Brasão de São Caetano do Sul

O Estado de São Paulo é um dos mais importantes do Brasil e é cheio de cidades com rica história e de grande importância. São Caetano do Sul, que fica na região metropolitana de São Paulo, conhecida como região do ABC; é uma dessas cidades. Para se ter uma ideia de São Caetano do Sul, é considerada a cidade com melhor índice de IDH de todo o Brasil.

Depois dessa pequena apresentação você pode perceber que São Caetano do Sul é uma cidade em pleno desenvolvimento e conseqüentemente preza pelo lazer e tenta atrair todos os tipos de turistas. A cidade de São Caetano é o 2º município mais seguro do Brasil para os jovens, e  foi fundada em 28 de julho de 1877 , tendo  sua emancipação em 24 de outubro de 1948, desligando-se assim do município de Santo André.

A área onde é hoje São Caetano do Sul era conhecida no século XVI como Tijucuçu, uma área de fazendas. Mais tarde, em 1553 foi elevada a categoria de vila tendo o nome de Santo André da Borda do Campo. Mais tarde toda a população foi transferida para o povoado jesuítico de São Paulo de Piratininga, em 1560.

A partir do começo do século XVII, os fazendeiros começaram a migrar para o Vale do Paraíba. Os fazendeiros resolveram doar terras para o Mosteiro de São Bento da vila de São Paulo aonde, mais tarde viria a ser São Bernardo e São Caetano. Em 1717, os monges construíram uma capela dedicada a São Caetano di Thiène, que atualmente é a Matriz Velha de São Caetano. Com isso o local passou a ser chamado de Fazenda São Caetano. Em 1730 os monges construíram fabricas de telhas, tijolos, louças e cerâmicas. Ao redor dessa fazenda surgiu o Bairro de São Caetano.

Brasão de São Caetano do Sul
Brasão de São Caetano do Sul

Após a lei do ventre livre, assinada em 1871, a Fazenda São Caetano ficou sem mão-de-obra e acabou tendo suas terras divididas pelo governo, que criou o Núcleo Colonial de São Caetano em 28 de julho de 1877. São Caetano do Sul abrigou milhares de imigrantes italianos que chegavam ao Brasil em busca de novas oportunidades e de um novo recomeço.

Antes da proclamação da Republica, foi criado o município de São Bernardo, que era desmembrado de São Paulo; a maior parte do bairro de São Caetano ficou com o município de São Bernardo. Em 1905 São Caetano foi elevado a Distrito fiscal e mais tarde, em 1924 a cidade de São Caetano ganhava a sua primeira paróquia. Mas foi somente em 24 de dezembro de 1948, depois de um plebiscito popular que o governador do estado de São Paulo, Ademar de Barros criou oficialmente o município de São Caetano do Sul.

E visitando São Caetano do Sul, você poderá ver um dos parques mais conhecidos do ABC paulista, o Parque Chico Mendes. Além disso, o turista que vai até São Caetano do Sul conta com toda a infraestutura de parques, hotéis e anfiteatros a sua disposição; basta escolher e se deliciar na cidade.

A cidade tem sete parques municipais que você pode visitar que são: Espaço Verde Chico Mendes, Parque Botânico e Escola Municipal de Ecologia Jânio da Silva Quadros, Parque Catarina Scarparo D’Agostini, Parque Santa Maria, Cidade das Crianças, Parque Municipal São José conhecido como Bosque do Povo e Espaço de Lazer e Recreação José Agostinho Leal. Aqui acontecem diversos eventos municipais.

Além disto tudo, no centro comercial de São Caetano do Sul é possível encontrar um grande número de lojas de roupas, perfumarias e excelentes restaurantes. São Caetano do Sul, aconchegante, pacato e com pessoas altamente simpáticas.

Deixo-vos abaixo um vídeo que mostra São Caetano do Sul, minha amada terra natal: