Vaticano um estado independente mundialmente conhecido e encravado na zona norte de Roma (Itália). Embora seja a Sede da Igreja Católica, e local de residência do Papa, atrai milhares de turistas de todas as religiões.

O Vaticano ainda é considerado o coração de Roma, com suas bandeiras amarelas e brancas anunciando os maravilhosos palácios, jardins, museus e igrejas.

O Vaticano é o menor Estado independente do mundo e deve a sua existência pelo fato de ser a sede da Igreja Católica e por ser a residência oficial do Papa. O patrimônio cultural do Vaticano vai muito além da sua famosa Praça de São Pedro. Cada canto da cidade esconde algo revelador e surpreendente. A vantagem de lá é que tudo pode ser visitado sem problema algum, por todas as pessoas, independente da religião do visitante.

Quem procura a cidade pelo seu lado religioso não pode perder as audiências papais – o momento mais popular para visitar o Vaticano; elas são ministradas pelo Papa todas as quartas-feiras de manhã. Você ainda pode participar da tradicional missa de domingo.

Para quem quer explorar a riqueza da cidade, a dica é ir a pé e vasculhar os pontos turísticos conhecidos e desconhecidos de lá. Não fique só na região da Praça de São Pedro, explore os enclaves que há espalhados pela cidade.

A dica é você realizar um giro pelo Vaticano; isso não leva menos do que um dia. Mas acalme-se que sua viagem não para por aí já que certamente você vai querer ver tudo outra vez. Apenas evite os finais de semana onde tudo fica cheio demais. Com o mapa nas mãos, trate logo de reservar uma visita e rume para a Capela Sistina.

A Praça Navona chama a atenção pela sua arte barroca; lá você encontra bares e um chafariz com figuras em mármore. De lá você pode pedir informação nos vários postos turísticos ou seguir em frente apenas seguindo o seu mapa; não há como se perder.

Para os amantes das artes, esculturas e obras magníficas, o Vaticano revela um pouco da cultura italiana totalmente preservada; além da beleza das suas igrejas e imponência das suas tradições e costumes.