como pesquisar e comprar passagens aereas

Muitos dos nossos leitores têm nos perguntado sobre como pesquisar e comprar suas passagens aéreas, por isso hoje o Bigviagem traz para vocês um artigo exclusivo elaborado por Lilian Liely que trabalha na área de Recursos Humanos, mas adora viajar. Lilian acompanha o mercado de turismo há alguns anos e mantem o blog P.A.Promo onde divulga promoções de passagens aéreas e dicas de viagens.

como pesquisar e comprar passagens aereas

Veja abaixo as dicas de Lilian Liely sobre como pesquisar e comprar suas passagens aéreas.

Sem dúvidas a internet contribuiu e tem contribuído muito para o crescimento do turismo no Brasil e em todo o mundo. O motivo não é nenhum segredo; poder pesquisar por centenas de opções de lugares, horários de voos, hotéis, pacotes turísticos e etc, sem sair de casa. São dezenas de ferramentas online para pesquisar, reservar e comprar suas passagens, tudo a um clique de distancia. É uma comodidade que não tem preço.

O problema é que diante de toda esta infinidade de opções, acabamos nos perdendo e nos confundindo. Qual é a melhor forma de pesquisar passagens aéreas na internet? Onde é o melhor lugar para comprar? Como encontrar as passagens aéreas mais baratas?

Se você também tem esta dúvida, a partir de agora você não terá mais. Nesse artigo vamos explicar de forma clara Quais são as melhores formas de pesquisar e comprar suas passagens aéreas na internet. Veja nossas dicas:

Quando o assunto é passagem aérea, é necessário conhecer e entender bem estes 3 serviços disponíveis atualmente: Site das Companhias Aéreas, Agências de Turismo Online, Comparador de preços.

Site das Companhias Aéreas

Toda companhia aérea possui o seu próprio site, através do qual é possível pesquisar e comprar suas passagens aéreas. Como ferramentas de busca os sites das companhias aéreas ocupam a pior colocação. Dos 3 serviços que citamos, na maioria das vezes este é o menos indicado quando o assunto for pesquisar. Isto porque o site de uma companhia só vai lhe mostrar os voos daquela companhia. Pode ser que em outra companhia você encontrará um preço mais baixo, ou opções de horários de voos mais interessantes. Se você optar por pesquisar diretamente no site da companhia, terá que entrar no site de todas as companhias e pesquisar um por um e comparar todos para encontrar a melhor opção. Definitivamente, esta não é uma boa ideia.

Por outro lado, quando o assunto é comprar a passagem aérea, na maioria das vezes o site da companhia será a melhor opção. Dentre os três serviços mencionados, só é possível comprar a passagem através da companhia ou da agência de viagens. A companhia na maioria das vezes é a melhor opção, pois você não pagará a famosa “taxa de serviço” cobrada pelas agências. Esta taxa normalmente representa 10% do valor das suas passagens aéreas e só pelo fato de comprar direto no site da companhia você já estará economizando este valor.

Resumindo:
Sites das companhias aéreas – pesquisar = não. Comprar = sim.

Agências de Turismo Online

As agências podem ser uma boa ferramenta para pesquisar passagens aéreas, mas ainda não é a melhor. A vantagem das agências de Turismo como ferramenta de pesquisa é que elas vão pesquisar para você de uma única vez nas principais companhias aéreas e lhe informar a companhia que tem a opção mais barata.

Ainda assim, a agência não é a ferramenta ideal para pesquisar. Existem várias agências online e pode ser que em alguma agência seja possível encontrar um trecho que não será encontrado em outra. Além disso, pode acontecer da agência ainda não ter contrato com alguma companhia, por isso os voos desta companhia não serão listados na sua pesquisa.

Como ferramenta de compra de passagem aérea, a agência também não é a melhor opção. Conforme já dissemos, a melhor opção para comprar e o site da própria companhia. Mas em alguns casos a agência oferece formas de pagamento e opções de parcelamento que você não encontrará no site da companhia. Sendo assim, em alguns casos pode ser interessante comprar no site da agência, ainda que você tenha que pagar a taxa de serviço.

Uma outra coisa que pode acontecer, mas com muita raridade, é encontrar no site da agência um preço menor do que no site da companhia. Isso é muito difícil de acontecer pois o site da agência puxa o preço direto do site da companhia, os preços na maioria dos casos serão iguais.

Na maioria dos casos em que você encontrar o preço mais baixo na agência, na hora que você selecionar o voo e avançar para o pagamento o valor será corrigido e ficará igual ao da companhia.

Em raríssimos casos o preço na agência estará menor do que da companhia. E se isso acontecer, provavelmente o acréscimo da taxa de serviço cobrado pela agência já deixará o valor total mais caro.

Ex. de agências de Turismo: Decolar, Viajanet e Submarino Viagens

Resumindo
Site das agências de turismo: Pesquisar = não. Comprar = as vezes.

Comparadores de preços

Os comparadores de preços são a melhor opção pra pesquisar passagens aéreas. A grande vantagem do comparador em relação às outras opções é que eles vão reunir em um único lugar todas as companhias aéreas e todas as agências. Isso significa que o comparador de preços é a forma mais segura de encontrar a melhor opção para comprar suas passagens aéreas.

Comprar passagem através do comparador é impossível, pois o comparador não vende a passagem. O que ele faz é te enviar para o site da agência ou companhia e lá você fará a compra.

Ao pesquisar por um trecho no comparador, ele irá puxar todas as opções das companhias aéreas e das agências e listar os melhores resultados. Estes resultados terão um link para o site da companhia ou agência onde você irá fazer a compra.

Atualmente eu conheço 2 comparadores de preços de passagens aéreas: Mundi e Voopter.

O Voopter não é tão conhecido, mas eles possuem um recurso que eu acho muito bom. É possível selecionar 4 opções de data de ida e 4 opções de data de volta. O sistema irá fazer todas as combinações de datas possíveis e ver qual fica mais barato. Caso você tenha flexibilidade na data da sua viagem, este recurso pode ser muito interessante e pode te ajudar a economizar um bom dinheiro.

Resumindo tudo

Agora ficou fácil usar a internet na hora de pesquisar e comprar passagens aéreas. Sempre comece pesquisando através do comparador de preços. Na grande maioria dos casos ele vai retornar os menores preços diretamente no site das companhias, e elas são a melhor opção de compra. Caso você precise de um maior prazo no parcelamento ou uma forma de pagamento que a companhia não lhe oferece, a agência de turismo online pode ser uma boa opção para você.

Espero que estas dicas ajudem e tornem suas pesquisas mais simples. Aproveito para deixar aqui uma dica de um material muito bom e completo. Fala tudo e um pouco mais sobre como organizar uma viagem. Conteúdo realmente muito bom. Veja: Como se preparar para viajar.

E você, como costuma pesquisar e comprar suas passagens aéreas online?