Atualmente outra modalidade de turismo que está muito em moda é o cicloturismo, onde uma ou mais pessoas se juntam para percorrerem roteiros pré-definidos com o intuito de fazer turismo e óbviamente desfrutar do cicloturismo.Estes roteiros muitas vezes são organizados por conta própria, ou seja, uma pessoa , por  um grupo de amigos que se reúnem e fazem toda a programação da viagem, que pode durar um dia apenas ou até mesmo várias semanas.

Porém, atualmente muitas empresas se especializaram no cicloturismo e elaboram roteiros fabulosos, onde se responsabilizam não só pelo percurso a ser percorrido, mas também pela hospedagem, alimentação, serviço de guia, transporte dos pertences do viajante, e até passagens aéreas. É tudo muito bem elaborado e planejado, algumas empresas proporcionam até carta de navegação com dados técnicos, perfil altimétrico, etc.

A modalidade do cicloturismo tem sido muito difundido por toda a Europa, e a cada dia conquista mais adeptos ávidos por desfrutar das belas paisagens Européias e Brasileiras, e da sensação de liberdade que se sente em estar sobre uma bike.

O tipo de bicicleta utilizada para uma viagem, deve ser além de confortável, forte e em bom estado, deve permitir que se percorra qualquer tipo de piso, ou seja, asfalto e terra. A bicicleta necessita de revisões periódicas, no mínimo uma vez por mês, devendo o cicloturista ter noções básicas de como montá-la e desmontá-la, aprender a trocar ou consertar a corrente, regular freios e troca marchas. Em alguns países, como a Holanda, são oferecidas ótimas condições para o desenvolvimento deste esporte ou atividade física. Além de ciclovias, transporte com ônibus adaptados, estacionamentos próprios para bicicletas, entre outros.

Abaixo deixo-vos sites interessantes sobre Cicloturismo!

No Brasil:

Bem vindo cicloturista

Caminhos do Sertão

Clube de Cicloturismo

Na Europa:

Via Bella Bike Tours

Duvine