Chipre é famosa por suas praias, mas não pense que esta ilha situada no mar Egeu oriental ao sul da Turquia, é só um reduto de praia. Só aqui você pode explorar o rico patrimônio cultural e religioso. É claro que não é por isso que você vai deixar de ver as belas praias, mas é interessante você procurar outros roteiros para conhecer locais belos e cheios de história.

Um dos passeios alternativos que você pode fazer são as Trilhas santas. Aqui você caminha seguindo os passos de São Paulo e visitar o pilar onde ele foi torturado na cidade de Pafos. Outro roteiro interessante é visitar a igreja de São Lázaro.

A Capital, Nicosia é tão pequena e charmosa que você pode percorrer tudo a pé. A cidade está sendo toda conservada e andando pelas suas ruas você pode perceber a pacata vida local e os artesãos trabalhando. Os melhores locais para se visitar na capital são o Museu de Arte Bizantina e o Museu de Arte Popular. Toda a vida de Chipre está catalogada no Museu Arqueológico de Chipre; aqui você pode conhecer tudo sobre o país, desde a época das invasões até os dias atuais.

Em Limasol, o principal atrativo é a vida noturna e o Festival do Vinho juntamente com festivais antigos e até mesmo o carnaval. A cidade é totalmente rodeada por vinhedos e montanhas. Aqui você encontra as melhores discotecas, restaurantes, clubes e cervejarias. A Passagem de Santo Andrés é o local mais procurado pelos visitantes; aqui estão as melhores lojas e armazéns.

Em Larnaka você pode fazer passeios marítimos ou o Passeio das Palmeiras onde você verá o Castelo-Forte, um centro cultural da cidade. E finalmente em Agia Napa você encontra o Porto de Agia Napa que é muito visitado pela sua beleza singular. Esta também é uma cidade mais visitada pelas suas praias belas. Destaque para a Baia de Agia Napa e a Baia de Protaras; mas não se esqueça dos mosteiros e igrejas que estão por todo o lado.

Foto: Wikipédia